Foto – Freepik
POR – ALINE MATOS, PARA NEO MONDO
Um ato tão simples e que pode, literalmente, salvar vidas: lavar as mãos sempre foi um hábito de extrema importância, mas que ganhou ainda mais notoriedade após o surgimento da pandemia do novo coronavírus
De tão indispensável para a manutenção da saúde, a higienização das mãos tem um dia inteiramente dedicado à conscientização: é o Dia Mundial de Lavar as Mãos, que acontece em todo o planeta no dia 15 de outubro.
Essencial para adultos, a lavagem das mãos é também igualmente essencial para as crianças. Nessa fase da vida, os pequenos e pequenas usam as mãozinhas para explorar o novo mundo que estão conhecendo, e é comum que levem às mãos e dedos à boca com frequência. Mas como ensinar às crianças a importância de manter as mãozinhas sempre limpas e convencê-las de que precisam fazer a higiene constantemente? Veja abaixo 5 dicas criativas para ajudar nessa tarefa!
Como ensinar às crianças a importância de lavar as mãos?
1) Músicas: canções como a famosa “Lavar as Mãos”, do compositor Arnaldo Antunes, marcaram crianças durante gerações, ajudando a tornar o ato algo lúdico e divertido. “A doença vai embora junto com a sujeira; verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira; água uma, água outra, água uma (mão), água outra”. Cante junto e incentive!
2) Glitter: o chamado “método do glitter” ou “método da pimenta” viralizou em todo o mundo e tem sido repetido pelos pais em todo o planeta. Neste método, os adultos os pais enchem uma tigela com água e glitter ou pimenta em pó. Em seguida, as crianças mergulham os dedos na tigela, e o glitter ou a pimenta grudam neles – é a representação dos germes. As crianças então lavam as mãos com água e sabão e voltam a mergulhar na tigela. Como resultado, a pimenta ou o glitter são repelidos pelo sabão.
3) Carimbos: método que também viralizou na internet após ser usado por uma professora americana. Nele, a professora carimba as mãos de seus pequenos alunos no início da aula. Ao fim doa, os alunos que tiverem removido todo o carimbo – o que significa que lavaram as mãos frequentemente – ganham recompensas.
4) Sabonetes divertidos: adotar o uso de sabonetes em formato de bichinhos ou frascos com estampas e formatos de personagens animados pode ser uma ótima alternativa para estimular a lavagem das mãos.
5) Lavagem dos brinquedos: ajude a criança a lavar os brinquedos (os que, obviamente, podem ser lavados frequentemente, como brinquedos de borracha ou plástico) e destine essa tarefa para ela. Estipule uma frequência (que pode até mesmo ser diária, caso a criança brinque em parquinhos ou playgrounds) e ajude os pequenos a cumprirem. Dessa forma, fica reforçada a mensagem de que as mãos precisam estar limpas, bem como os objetos a serem manuseados.
Para finalizar, lembre-se sempre de reforçar a higiene das mãos infantis, utilizando um sabonete antisséptico diariamente, o que auxilia diretamente no combate a germes, vírus e bactérias.