Vini Jr. – Foto:Albert Gea/Reuters
POR – EDUARDO RIBEIRO, PARA NEO MONDO
O Troféu Glória Maria, instituído pelo prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira para homenagear um nome reconhecido por sua dedicação à luta antirracista, será concedido este ano a um dos brasileiros que mais tem se empenhado, e com muita coragem, nessa jornada, fazendo com que ela rompesse fronteiras e ganhasse o mundo: Vinicius José Paixão de Oliveira Junior, ou Vini Jr., como é conhecido mundialmente o craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid. Mais até do que craque, um Cidadão com C maiúsculo, e que agora levará para sua galeria o troféu de Personalidade do Ano, o mesmo que em 2023 foi entregue ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Luiz de Almeida.
Leia também: +Admirados Jornalistas Negras(os) da Imprensa Brasileira: votação começa dia 15 de agosto
Leia também: Com vocês, os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2023
“Homenagear Vini Jr. é reafirmar e incentivar a luta antirracista em todo o planeta. Seu engajamento no enfrentamento ao racismo fez com que regras fossem implementadas no futebol e extrapolassem o esporte, enfatizando a necessidade de sempre estarmos atentos para formas inovadoras de combate ao racismo”, dizem Marcelle Chagas e Rosenildo Ferreira, coorganizadores da premiação e que dirigem respectivamente a Rede JP – Jornalistas Pretos e o site 1 Papo Reto. “Sua coragem e determinação em defesa da causa racial, a despeito das várias manifestações racistas que tem sofrido pelo caminho, inspiram e motivam a sociedade a lutar cada vez mais e intensamente por igualdade e justiça racial e social. Para nós, jornalistas negros e negras, tê-lo em nossa premiação, é mais do que uma honra, é um estímulo para que também lutemos por maior equilíbrio racial nas redações e nas pautas e fontes jornalísticas da imprensa brasileira”, enfatizam.
Começa o primeiro turno
A votação do primeiro turno do prêmio começa hoje, quinta-feira, 15 de agosto, com a livre indicação de nomes. Organizada por Jornalistas&Cia em parceria com o portal Neo Mondo, site 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras) e promoverá homenagens especiais aos profissionais Decanos e Revelação do Ano.
Neste primeiro turno, cada pessoa pode votar uma única vez, indicando até cinco nomes em cada uma das categorias. Os profissionais e veículos com maior número de indicações classificam-se para o segundo turno, que definirá os vencedores da edição 2024. Ficará reservada para a festa de premiação a revelação dos profissionais TOP 10 e dos campeões das demais categorias, bem como os campeões regionais.
Poderão ser votados jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente de porte, segmento ou especialização; e veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro.
A festa de premiação será na noite de 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo. Por enquanto, os patrocinadores são: Unilever e Latam Airlines.
Cotas de Apoio
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira dispõe de cotas de patrocínio e apoio, com uma série de entregas que tem por objetivo aproximar as marcas dos profissionais e veículos reconhecidos no campo racial e associá-las à causa da diversidade numa das mais estratégicas atividades da sociedade, a imprensa.
Interessados em se associar ao projeto podem entrar em contato com Oscar Lopes Luiz, publisher do portal Neo Mondo, pelo 11-98234-4344 ou e-mail oscar@neomondo.org.br.
Para demonstrar o compromisso dos organizadores, o evento +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira será carbono neutro. A compensação de todo CO2 gerado será realizada pela consultoria paranaense GSS Carbono e Bioinovação.
Clique aqui para fazer suas indicações
Racismo não é uma questão de ponto de vista nem mimimi, é crime!
LIGUE 100 E DENUNCIE