O documentário “ O amanhã é hoje'', recomendado no livro, trata dos brasileiros que já sofrem com as alterações climáticas
Outro tema abordado no livro é o conceito de ansiedade climática, uma sensação de angústia diante da incerteza de futuro que leva à inércia.
“É muito importante trabalhar a emergência climática procurando fugir do prisma catastrófico. É daí que vem essa eco-ansiedade, essa ansiedade climática. Nós não vamos esconder o que está acontecendo, só que isso precisa ser dito sempre dentro de um discurso que não deprima, mas que gere “proatividade”, argumenta Grandisoli.
Nesse sentido, o livro coloca a juventude no centro do processo. Há o cuidado de propor não somente ações tuteladas pelos professores e responsáveis, mas também formas de mobilização independentes, inspirados na coragem e autonomia de Greta Thunberg, por exemplo. Como Jacobi ressalta, essa é uma preparação necessária para o que está por vir. “Os jovens irão viver uma parte do século que seus pais não viverão e na qual estão colocados enormes desafios em que eles mesmos terão que ser protagonistas”.
Mudar a forma de se fazer ciência
Um ponto fundamental destacado pelos dois organizadores do livro é o da participação da Universidade na dinâmica de educação sobre emergências climáticas. Assim como os jovens e seus professores, a população geral ainda tem uma formação muito restrita sobre o tema ambiental, problema que gera reflexos na comunidade. Entre esses problemas, destacam-se as dificuldades de comunicação entre o desenvolvimento científico e a comunidade. Isso acontece porque o discurso científico, baseado em métricas e métodos, é reproduzido sem a preocupação de ser compreensível para todo mundo.
Sem a compreensão dos processos ambientais, o engajamento pela preservação ganha poucos adeptos. Por isso, Jacobi defende que a prática científica não pode ser isolada da sociedade. “Temos trabalhado com uma visão da ciência pelo caminho habitual, que é a ideia que nós precisamos ampliar a comunidade de pares, dialogar mais, ter mais práticas associadas à aprendizagem social”.
Nessa perspectiva,
Novos Temas em Emergência Climática tem o objetivo não só de difundir o que já está sendo feito pelos pesquisadores da área, mas também fazer com que esses projetos consigam crescer e estabelecer uma relação de troca com o público. Por isso, a obra não é só uma ferramenta para o Ensino Básico, mas também um instrumento para toda a sociedade.
Saiba mais
Novos Temas em Emergência Climática é o 2º livro produzido pelos organizadores sobre o tema. O 1º volume, Temas Atuais em Mudanças Climáticas, de 2015, teve mais de 10.000 downloads.
Entre os autores convidados, estão a jornalista da National Geographic Brasil, Paulina Chamorro, o subprefeito do Itaim Paulista, Gilmar Souza Santos, e uma das fundadoras da Youth Climate Leaders e LACLIMA, Flávia Bellaguarda.
O livro está disponível de forma gratuita pela internet e pode ser baixado AQUI.