Ciência e Tecnologia Cultura Destaques Emergência Climática Meio Ambiente Sustentabilidade Tecnologia e Inovação

Heineken leva iniciativas sustentáveis para festas de virada de ano no litoral nordestino

Escrito por Neo Mondo | 30 de dezembro de 2022

Compartilhe:

Nascer do Sol na Praia de Caraíva - Foto - Divulgação

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

Marca estará presente no Réveillon de Carneiros e Réveillon Zé Maria, em Pernambuco, no Réveillon Heavy Love, no Ceará, e no Awê Réveillon Caraíva, na Bahia

A Heineken®, que tem a sustentabilidade como uma de suas principais causas, estará nas maiores celebrações de virada de ano Brasil afora. A marca leva iniciativas sustentáveis para grandes festas de réveillon nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Todas as ações acontecem dentro da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City e dão continuidade à jornada de eventos mais verdes, estimulada pela marca na forma de chamamento para um despertar de atitudes mais conscientes, sustentáveis e coletivas nas pessoas. 

Réveillon de Carneiros (PE):

Para o Réveillon de Carneiros 2022/2023, a Heineken®, em parceria com o núcleo de sustentabilidade do evento, vai garantir o abastecimento de energia renovável por meio da instalação de uma miniusina solar formada por 21 painéis de 550 W. A estrutura tem potência total de 11,55 kWp e geração aproximada de 580 kWh no período que vai ficar instalada. Para complementar a captação, também será instalado um aerogerador, que produz energia a partir do vento - um outro formato de energia limpa explorada pela marca.

A marca também colabora com a coleta e destinação correta de todos os resíduos gerados durante a programação do evento, que se estende de 27 a 31 de dezembro. Além de parcerias com cooperativas locais para a destinação dos recicláveis, uma parte do resíduo orgânico gerado será levado a um biodigestor localizado dentro do próprio evento e que depois será deixado como legado para os engenhos da região. Este equipamento irá transformar o material descartado em adubo e biogás.

A  Heineken® vai contribuir ainda para zerar a pegada de carbono, neutralizando as emissões geradas com a operação do evento por meio do plantio de vegetação nativa na área degradada e recuperação dos corais da Costa de Tamandaré.

O apoio da marca repercute ainda em iniciativas que deixarão legados para a comunidade, como um mutirão de limpeza da praia encabeçada pelo projeto garis marítimos, que já acontece há mais de 8 anos na costa de Tamandaré; investimentos em empresas locais para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para a região; incentivo ao consumo responsável, com uma parceria com a COOPERTAM (cooperativa de táxis de Tamandaré), que irá receber água para hidratação dos motoristas e passageiros. Além disso, todo o carbono emitido durante as viagens de táxi realizadas durante o evento será neutralizado.

Réveillon Zé Maria (PE):

Para a famosa festa de Ano Novo da Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, a Heineken®, em parceria com a equipe organizadora do evento, garante a coleta e destinação correta de todos os resíduos gerados, além da neutralização de carbono através de reflorestamento.

Réveillon Heavy Love (CE):

A totalidade dos resíduos recicláveis gerados no evento será entregue a uma cooperativa parceira, que se encarregará de sua correta destinação. O local contará com uma estação de triagem para que a cooperativa receba os resíduos com a maior qualidade possível. Para os resíduos orgânicos, uma empresa especializada foi incumbida de transformá-los em adubo.

A energia renovável também está garantida: será instalada uma miniusina com 16 placas de 450 W de 7200 kWp,  sendo responsável pelas ativações da Heineken® na festa. Em parceria com a Carbon Free, todo o carbono emitido será compensado através de projetos de preservação de zonas de risco na Amazônia.

Awê Réveillon Caraíva (BA): 

O apoio da Heineken® garante a coleta e destinação correta de todos os resíduos gerados durante as comemorações. A marca também vai abastecer suas instalações com energia limpa fornecida por uma miniusina solar própria.

Além disso, com o apoio da Heineken®, acontecerá mais uma edição do projeto Vidrado, que mobiliza comerciantes, moradores e visitantes do local para a consciência ambiental, recolhendo garrafas de vidro durante o verão. O impacto estimado é de 30 toneladas de vidro reciclado. 

Grupo HEINEKEN no Caboré

O Grupo HEINEKEN foi o grande vencedor na categoria Anunciante na 42ª edição do Prêmio Caboré, a maior premiação da indústria de comunicação, marketing e mídia no Brasil. A vitória exalta valiosos cases de seu portfólio, como o da marca Heineken®, focado em meio ambiente, cultura e sociedade; Amstel foi a primeira marca a patrocinar o carnaval de rua de São Paulo e investe forte em iniciativas pela comunidade LGBTQIAP+; Devassa traz um olhar que enaltece a cultura negra e dá visibilidade a novos artistas regionais fora do circuito. Além das ações de Eisenbahn, Sol, Fys, Lagunitas, e muitas outras.

Foto - Divulgação

Compartilhe:


Artigos anteriores:

Ecobeauty: quando a beleza abraça o planeta

Redução de impactos ambientais na indústria de beleza começa na matéria-prima, diz especialista da in-cosmetics Latin America

greenTalks entrevista Lauro Martins, da WayCarbon, e João Santos, do SiDi, sobre infraestrutura urbana resiliente


Artigos relacionados