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Gooxxy recoloca mais de 6 toneladas de chocolates no varejo que seriam descartados na Páscoa

Escrito por Neo Mondo | 5 de abril de 2024

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Imagem: Freepik

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

Tecnologia e IA que atua no modelo de negócio sustentável também colaborou com a geração de receita para o setor varejista por meio do redirecionamento de produtos aptos para o consumo e gerou impacto socioambiental positivo

Durante a Páscoa de 2024, a Gooxxy, empresa especializada em soluções sustentáveis, impediu que 6,18 toneladas de chocolates fossem descartadas no mercado brasileiro, devido a questões como algum erro de fabricação ou problemas na embalagem. O total não desperdiçado é equivalente a mais de 78 mil itens e a operação garantiu uma geração de receita de mais de R$ 386 mil, o que seria apenas um prejuízo para o setor varejista se fosse dispensado.

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Os resultados de redirecionamento dos produtos neste ano apresentaram um aumento expressivo de 86,7% em relação à mesma data comemorativa de 2023, que teve um total de 3,31 toneladas de chocolates e gerou uma receita acima de R$ 121 mil.

“O resultado da Páscoa prova que cada vez mais o setor varejista tem incorporado em sua gestão e produção a conscientização de gerar receita de maneira sustentável, colaborando principalmente com o meio ambiente e o acesso das pessoas aos produtos”, afirma Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy. “Trata-se de atuar com um modelo de economia circular dos alimentos e, na época de páscoa, não é diferente, em que o mais sustentável é comprovadamente recolocar os produtos ao invés de descartar”, complementa.

O consumo de chocolate no Brasil tem apresentado forte crescimento. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o país teve um crescimento de 6% na produção de chocolates em 2023 (805 mil toneladas) em relação ao ano anterior (760 mil toneladas).

No período da Páscoa, as três praças que recolocaram nas prateleiras os chocolates foram São Paulo, com 4,84 toneladas/pesos, seguido por Minas Gerais, com 1,18 tonelada e Goiás, que teve um total de 0,16 toneladas.

Além da geração de renda para o setor varejista, a operação da Gooxxy em evitar o descarte dos chocolates durante a Páscoa também colaborou para que não houvesse o desperdício de mais 102,6 mil m³ de água e a emissão de 30,9 toneladas de CO2 na atmosfera.

A solução da Gooxxy é baseada em Inteligência Artificial que analisa e busca o melhor comprador dos produtos que precisam ser recolocados, por meio da integração de informação que disponibiliza dados sobre o estoque de produtos da indústria e de grandes varejistas com uma base de comerciantes (médios e pequenos). Todo o processo comercial, incluindo pagamento e logística, ocorre dentro da plataforma da Gooxxy. Só em 2023, a companhia recolocou mais de R$ 1 bilhão de produtos aptos para o consumo e que seriam jogados no lixo.

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Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy - Foto: Divulgação

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