Destaques Diversidade e Inclusão Saúde Segurança Sustentabilidade

Marca social mais vendida do país ultrapassa os R$ 50 milhões doados para organizações brasileiras

Escrito por Neo Mondo | 7 de agosto de 2023

Compartilhe:

Foto - Carol Siqueira

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

Coleção de produtos sociais Sorria, gerida há 15 anos por RaiaDrogasil e Editora MOL, detém a maior tiragem de livros impressos por edição no Brasil e só em 2023 doou mais de R$ 2,9 milhões para organizações de saúde 

A marca Sorria, resultado da parceria entre a RaiaDrogasil e a MOL desde 2008, alcançou uma conquista notável em 2023 ao ultrapassar os R$ 50 milhões doados para organizações sociais brasileiras. Esse é o maior valor doado por um produto social à venda no Brasil. Sorria é uma marca conhecida e amada pelos consumidores de todo o Brasil presente na rede de farmácias RaiaDrogasil há mais de 15 anos.

No início deste ano, as revistas Sorria passaram por uma transformação, migrando para o formato de uma coleção de livros sobre saúde integral, bem-estar e qualidade de vida, além de conteúdos disponíveis nas plataformas digitais. Essa mudança no modelo do produto social mais vendido do país mostrou-se acertada, pois as vendas de cada título da coleção já geram aproximadamente R$ 1,5 milhão em doações. 

A tiragem de 550.000 exemplares por edição coloca os títulos da Sorria como líderes em vendas de livros impressos no Brasil, superando em mais de quatro vezes o livro mais vendido em 2022, de acordo com a Nielsen/PublishNews. Os livros da coleção Sorria são vendidos por apenas R$ 6,90 nas farmácias Raia e Drogasil em todo o país, sendo que a renda obtida com as vendas é revertida para 23 organizações sociais de saúde que atuam em todas as regiões do país, expandindo o acesso gratuito à saúde para aqueles que mais necessitam, em parceria com instituições como o GRAACC e a Turma do Bem.

“Há 15 anos quando a RaiaDrogasil pensou em criar a Sorria não tínhamos a dimensão de como esta ação poderia crescer e o tamanho de seu impacto na sociedade. Ao longo dos anos, conseguimos contribuir com a saúde integral das pessoas que mais precisam, por meio do apoio a organizações sociais relevantes, ao mesmo tempo em que conseguimos engajar a sociedade nesta causa por meio dos nossos clientes. Não temos dúvidas de que essa é uma receita que tem um valor social imenso para a saúde e o bem-estar das pessoas”, celebra a diretora de sustentabilidade da RaiaDrogasil, Giuliana Ortega. 

Modelo de Negócios

A Sorria alcançou um patamar notável graças à inovação do modelo de negócios. A Editora MOL é a responsável pelo desenvolvimento do projeto, além de assumir a produção da publicação e toda a gestão operacional envolvida. Por sua vez, a RaiaDrogasil desempenha um papel estratégico na cadeia de valor da Sorria. Através de sua vasta rede de farmácias, a empresa realiza a distribuição, a promoção e a venda dos produtos da marca, destacando-se por sua capacidade de engajar os clientes e, com isso, ampliar o alcance de ações sociais.

Outro fator importante é a confiança dos clientes na RaiaDrogasil. Eles sabem que o repasse para as organizações sociais será efetivo, o que tem sido essencial para fortalecer o vínculo entre a Sorria e seus consumidores, que se sentem parte ativa das iniciativas sociais ao adquirirem os produtos. A RaiaDrogasil desempenha um papel crucial como fomentadora do campo de investimentos e negócios sociais no Brasil, impulsionando transformações sociais e contribuindo para avanços significativos em direção a mudanças sistêmicas. A parceria entre a  RaiaDrogasil e a Editora MOL ilustra como uma empresa pode se envolver ativamente na promoção do bem-estar social e ambiental, indo além de suas atividades comerciais tradicionais.

Giuliana Ortega - Foto: Divulgação

"Estamos muito orgulhosos de alcançar esse recorde histórico de R$ 50 milhões em doações para organizações de saúde no Brasil. A parceria com a RaiaDrogasil tem sido fundamental para o sucesso da Sorria, e estamos comprometidos em continuar gerando um impacto positivo significativo na vida das pessoas por meio do nosso trabalho. Essa conquista demonstra o poder transformador que produtos sociais podem ter na sociedade e nos motiva a seguir avançando nessa trajetória de impacto social e econômico”, afirma a CEO da Editora MOL, Roberta Faria.

Case Renovatio: com doação recebida, organização zera fila de crianças e adolescentes à espera de consultas oftalmológicas em Sarandi (PR). 

A organização Renovatio é um exemplo inspirador de como as doações da Sorria têm impactado positivamente a vida de milhares de brasileiros. Com o generoso apoio financeiro proveniente das vendas dos produtos sociais, a Renovatio pôs fim à espera de crianças e adolescentes por consultas oftalmológicas em Sarandi (PR), proporcionando um atendimento fundamental para a saúde ocular da população local.

Graças à parceria com RaiaDrogasil e a MOL, a Renovatio já recebeu R$ 344.529,67 em doação. A partir dos recursos recebidos com a Sorria, em outubro de 2022, a ONG realizou 7.258 atendimentos, com 1.570 estudantes sendo encaminhados para consultas oftalmológicas, 834 passando pelo atendimento com especialistas e 503 recebendo óculos de grau, que também foram doados pela organização. A ação solucionou 84% dos casos dos moradores que estavam na fila do SUS à espera de consulta com oftalmologista.

O case Renovatio é um exemplo inspirador de como a união entre empresas comprometidas com o impacto social e organizações dedicadas à mudança positiva pode transformar vidas e criar um futuro mais promissor para comunidades vulneráveis. Essa parceria tem sido uma força motriz para a promoção de ações sociais que fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros.

“Para nós, da Renovatio, foi uma honra atender toda a rede pública municipal de ensino de Sarandi. Temos o conhecimento para atuar em larga escala e o aplicamos com sucesso na cidade”, comemora Pedro Ivo Sousa, presidente da Renovatio. “O que oferecemos é tratamento preventivo, principalmente para crianças até 6 anos, a fim de detectar e cuidar de doenças como a ambliopia, que preferencialmente deve ser tratada até essa idade, completa.

Conteúdo engaja leitores e doadores

Além de ter preço acessível e leitura fácil, as páginas de cada produto da marca Sorria mergulham no que realmente importa: atitudes do bem, cuidados com a saúde e histórias inspiradoras. Essa receita de sucesso rendeu uma legião de leitores assíduos como Angela Bossi, que coleciona a Sorria há 14 anos, quando uma amiga a presenteou com um exemplar da revista. “O que eu mais gosto na Sorria é que os assuntos são muito interessantes e podem ser lidos por qualquer pessoa, além de eu me identificar muito com os temas”, afirma.

Hoje, Angela segue o exemplo da amiga. “Além de comprar para fazer a doação, eu também presenteio as publicações para as pessoas. Assim, vamos divulgando e apoiando as organizações beneficiadas.” Com a mudança da revista para os livros neste ano, Angela continua completando a sua coleção com as novas edições e fala o que a motiva para continuar adquirindo “tudo: a doação, o formato e principalmente pela Sorria focar na saúde de maneira geral”, diz.

"O propósito da Sorria é verdadeiramente especial e inspirador. Através de conteúdo acessível e significativo, conseguimos engajar leitores como Angela Bossi, que se encantam com nossas histórias de bem-estar, solidariedade e cuidado com a saúde. É gratificante saber que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas e contribuindo para causas importantes por meio de cada exemplar da Sorria”, avalia a CEO da Editora MOL.

Foto - ONG Renovatio

Compartilhe:


Artigos anteriores:

Conferência dos Oceanos da ONU impulsiona ação oceânica

Educação pelo Clima: Green Skills podem transformar o futuro dos jovens?

O Silêncio das Ostras: ficção cravada na lama da realidade


Artigos relacionados