POR – GBR COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
O rio que deu origem à cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, e que está cercado de histórias ganha um portal com informações preciosas não apenas sobre o rio Madeira, mas sobre o entorno e o que mais está relacionado a ele
Com curadoria do professor e historiador sediado em Porto Velho, Aleks Palitot, criação e desenvolvimento da agência Identidade de Marcas e apoio institucional da Santo Antônio Energia e Hidrelétrica Santo Antônio, o portal é uma importante fonte de informações que abriga textos e imagens sobre a localidade, conteúdos históricos, livros e pesquisas produzidas por acadêmicos.
“Estamos muito felizes com a concretização deste trabalho. O portal é uma coleção digital que reúne os diferentes aspectos de um rio, sem ter caráter acadêmico, apesar de abrigar artigos científicos. Nossa expectativa é que ele se torne referência como fonte de informação, ajudando estudantes e curiosos sobre o rio Madeira e região”, explica Palitot.
O Portal do Rio Madeira (www.portaldoriomadeira.com.br) terá sessões dedicadas às expedições que passaram pelo rio e marcaram a história da região e do país, aos nativos com suas contribuições culturais, à lendária ferrovia Madeira-Mamoré e suas particularidades, ao trabalho desenvolvido na região pelos arqueólogos, à grande biodiversidade do rio e aos estudos da piscicultura na região.
Outra característica do Portal é que ele não será estático. O site receberá atualizações constantes, com contribuições de professores e pesquisadores. Além disso, o Portal do Rio Madeira traz diversas fotos, imagens e ilustrações históricas e versões em inglês e espanhol.
Para enviar materiais para serem adicionados no portal, basta encaminhá-los para acervo@portaldoriomadeira.com.br. Todos os materiais serão avaliados pela Curadoria antes de serem publicados.
AS SEÇÕES
Rio Madeira
Nesta parte dedicada ao maior afluente do rio Amazonas, é possível conhecer números impressionantes sobre o rio Madeira, como o fato de ele possuir cerca de 3.300 km, o que equivale a quase metade da extensão da costa brasileira. Também descobrimos nessa seção que o rio se chama assim desde antes da primeira expedição completa, realizada em 1.650 por Raposo Tavares, e que o nome foi escolhido por causa da grande quantidade de troncos que suas águas carregam. Além disso, há informações sobre seu curso, que ainda está em formação, sua biodiversidade e sua importância para a região e para o Brasil.
As expedições
Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a região foi foco de diversas expedições. Feitas principalmente por portugueses e espanhóis, elas tinham variados objetivos, como coletar informações e expandir os domínios dos países envolvidos.
Nativos
Esse espaço é dedicado a eles, os diversos povos que viveram e ainda vivem no entorno do Rio Madeira. Desde o século XVI há registros de tribos indígenas que moravam na região e sofreram com a invasão dos expedicionários, algumas já extintas e outras que ainda residem no mesmo local. Nesta seção vemos suas histórias e suas lutas, sendo que algumas tribos ainda hoje precisam lutar por suas terras.
Madeira-Mamoré
A seção Madeira-Mamoré conta a história dessa lendária ferrovia, desde sua concepção até seu tombamento, dando destaque para os diversos percalços que envolveram essa trajetória, como as mortes durante a construção e as diversas vezes em que as obras tiveram que ser paradas.
AUTORIDADES BRASILEIRAS EM TRECHO CONCLUÍDO. ACERVO DO MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.