Cultura Inglesa Paraisópolis – Foto: Divulgação
POR – IN PRESS PORTER NOVELLI / NEO MONDO
Nova escola é uma das maiores iniciativas sociais da instituição, que já atua na esfera comunitária em outros dezessete projetos.
O investimento contempla ainda um novo prédio para a creche que já funciona na comunidade mantida pela Catedral Anglicana e que passa a atender até 1.000 crianças, dobrando o número de beneficiados.
A Cultura Inglesa, maior rede de ensino de inglês não franqueada do país, expande sua contribuição social e inaugura uma unidade em Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, com capacidade para atender até mil alunos. Em uma área de cerca de 2.000 m², a nova escola segue o modelo das demais 59 modernas instalações da instituição nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, que atendem mais de 80 mil alunos.
A novidade faz parte de uma parceria entre a Cultura Inglesa, o Instituto Anglicano – braço social da Catedral Anglicana de São Paulo – e a prefeitura de São Paulo.
As inscrições gratuitas para os cursos de inglês estão sendo realizadas pela Cultura Inglesa por meio de parcerias com o CEU Paraisópolis, União de Moradores e Comércio de Paraisópolis, Instituto Rugby para Todos, Ballet de Paraisópolis, Programa Einstein na comunidade de Paraisópolis, Associação Crescer Sempre Paraisópolis, Instituto Porto Seguro de Paraisópolis e Unidade da escola Alef Peretz de Paraisópolis. As aulas começam no início de abril.
Espaço multimídia em um dos andares – Foto: Divulgação
A unidade Paraisópolis conta com oito salas de aula equipadas com lousas digitais e recursos tecnológicos além de espaço multimídia, distribuídos em dois andares. O corpo docente da nova escola passa pelo mesmo processo de seleção, treinamento e avaliação já utilizado em outras unidades da Cultura Inglesa, garantindo assim a consistência de sua qualidade acadêmica.
Além da nova escola de inglês, a iniciativa contempla ainda a ampliação da creche dentro da comunidade, mantida pelo Instituto da Catedral Anglicana. O novo prédio funciona desde fevereiro ao lado da creche já existente CEI Renata Eugênia Rodrigues e possui dois grandes pavimentos onde operam as novas creches CEI Cristina Nardinelli, para crianças de zero a dois anos, e CEI Ana Paula Quintão, para crianças de zero a cinco anos.
A obra dobra o número de alunos atendidos, possibilitando cuidados para até 1.000 crianças de Paraisópolis. Antes, a capacidade era de aproximadamente 470 alunos em treze salas. Agora são mais 26 salas de educação infantil em uma infraestrutura moderna de cerca de 2.900 m² com elevadores, espaço multiuso para brinquedoteca e videoteca, salas exclusivas para os docentes e diretores, e dois grandes refeitórios. “A nova creche, que em oito meses foi construída, é fruto de um trabalho iniciado por mim ainda na Prefeitura de SP e concluído por Bruno Covas, graças à Cultura Inglesa e à Igreja Anglicana. Ao todo, 1.000 crianças da região de Paraisópolis terão a oportunidade de estudar em uma creche de altíssimo padrão e agradecemos todos os envolvidos nessa ação cidadã”, comenta João Doria, governador do Estado de São Paulo.
Cultura Inglesa abre suas portas e possibilita novas oportunidades para os jovens que vivem na comunidade – Foto: Divulgação
O financiamento das obras pela Cultura Inglesa reflete a missão social da marca. “Nosso envolvimento com ações sociais que levem a língua inglesa e sua cultura a mais pessoas, possibilitando novas oportunidades e mais qualidade de vida, faz parte da nossa essência corporativa. Já temos uma atuação consolidada em Paraisópolis e estamos muito felizes em tornar esse grandioso projeto uma realidade que beneficiará tantas pessoas” diz Derek Barnes, presidente da Associação Cultura Inglesa de São Paulo.
O investimento feito pela instituição foi direcionado para a construção da nova unidade e para a ampliação da creche. “Sonhamos com essa ampliação e oferta de serviço à comunidade há muito tempo, desde o início da atuação social anglicana em Paraisópolis, há mais de 20 anos. Só conseguimos tornar isso uma realidade porque recebemos o financiamento, o apoio e a confiança da Cultura Inglesa”, afirma Aldo Quintão, reverendo da Catedral Anglicana e coordenador do Instituto Anglicano.
A Cultura Inglesa já mantém apoio educacional em dezessete projetos sociais diferentes, que já beneficiaram, ao todo, mais de 2.900 pessoas. Entre os projetos, estão aulas gratuitas de inglês para 50 alunos do Instituto Rugby para Todos, na comunidade Paraisópolis, e programa de formação continuada gratuita para professores de inglês da rede pública.