POR – ROSENILDO FERREIRA, PARA NEO MONDO
Nos últimos 20 anos, o South by Southwest Festival, que acontece em Austin, no Texas (EUA), se converteu em um dos principais eventos de tecnologia, cinema, música e empreendedorismo, do planeta. Foi lá que estrearam, ou ganharam escala global, inovações como o Twitter, o Waymo (veículo autônomo do Google) e o Foursquare, apenas para citar os mais conhecidos por aqui. Neste contexto, participar do SXSW, como o evento é mais conhecido, representa uma chance única de trocar experiências e se conectar com algumas das maiores cabeças pensantes, vindas de todos os cantos do mundo.
Na 32ª edição, a comitiva brasileira contou com uma generosa dose de “tempero baiano”, representada pela comitiva da Aceleradora Vale do Dendê, capitaneada por seu CEO, Paulo Rogério Nunes, e pela diretora de operações, Ítala Herta, além do empreendedor Vitor Reis, sócio da Interakt, do segmento de rastreamento de veículos e gestão de frotas, e uma das integrantes do programa 2018 da Vale do Dendê. A participação da Aceleradora conta com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-BA), no âmbito da 4° chamada do Edital de Mobilidade Artística.
Paulo Rogério apresentou duas atividades envolvendo empreendedorismo e inovação na base da pirâmide. Na segunda-feira (11/3), ele participou do painel Emerging Markets: Doing Business in Africa and Brazil, na Greater Austin Black Chamber. Na terça-feira (12/3), foi a vez de subir ao palco do Hilton Austin Downton para falar sobre o crescimento dos afro-negócios no Brasil (The Rise of Black Business in Brazil).
Inovação na base da pirâmide
Fundada em novembro de 2017, a Vale do Dendê já tem muita história para contar. Ao longo de 2018, a Aceleradora promoveu um intenso programa de parcerias e eventos visando a aumentar a visibilidade dos empreendedores que atuam nas periferias de Salvador. Esse trabalho chamou a atenção dos agentes do setor e rendeu a indicação para o TOP 10 do ABStartups Award 2018, na categoria impacto social. Além disso, aproximou o ecossistema de inovação da capital baiana de personalidades da África e dos Estados Unidos.
Uma dessas figuras é a americana Tracy Mann, representante internacional do SXSW, no Brasil, que participou de uma roda de conversa com empreendedores ligados à Aceleradora, no final de junho. Tracy está à frente de iniciativas importantes do festival como a divisão que cuida dos debates envolvendo os desafios das mudanças climáticas (o SXSW Eco), além de ser responsável pela atração de empresas e clientes internacionais (o SXSW Platinum Connection).
Participação do Vale do DENDÊ no SXWS