Foto – Divulgação
POR – 1 PAPO RETO / NEO MONDO
Onze em cada 10 brasileiros costumam dizer que a educação de qualidade deveria ser a prioridade máxima de toda a sociedade, em qualquer governo
E não poderia ser diferente, pois não faltam exemplos de vidas transformadas a partir da educação. Muitos deles são convertidos em histórias contadas nas redes sociais. A academia também se ocupa deste fenômeno em estudos que analisam o desenvolvimento dos países, especialmente os chamados emergentes, cuja lista é encabeçada pela Coreia do Sul e a China. De fato, uma nação que valoriza a educação tem mais chances de criar mecanismos inovadores que facilitem seu desenvolvimento econômico e social.
Contudo, apesar de a educação de qualidade figurar no imaginário, na lista de desejos e no discurso de muitos brasileiros, especialmente dos agentes públicos, o Brasil continua patinando nesta área. Gasta-se muito e mal. E a comprovação disso são os péssimos resultados obtidos em provas internacionais.
É por isso que iniciativas exitosas, lideradas tanto pelo setor público quanto por entes privados devem e precisam ser prestigiadas. A lista é imensa, porém, vamos usar como exemplo o caso da ONG Crescer Sempre, que atua em Paraisópolis, uma comunidade composta por cerca de 100 mil pessoas, encravada no sofisticado bairro do Morumbi, na Zona Sudoeste da cidade de São Paulo. Com classes que incluem educação infantil (pré-escola) e ensino médio, a ONG vem se firmando como uma referência de qualidade na educação.
Qualidade: 92% dos alunos da Crescer Sempre ingressam no ensino superior – Foto: Divulgação
Uma boa medida deste trabalho pode ser vista nas notas do ENEM, que ficam na média de 624,28. Para se ter uma ideia do quão elevado é este patamar basta lembrar que em colégios de elite da região, como Anglo e Santo Américo, onde a mensalidade chega a R$ 3,4 mil a R$ 6,7 mil, respectivamente, incluindo todos os custos, a nota média vai de 666,94 a 674,46, respectivamente.
A Crescer Sempre, por sua vez, oferece educação de qualidade (ensino regular, cursos profissionalizantes gratuitos ou com valor subsidiado e atividades culturais diversas) gratuitamente. O trabalho é fruto do esforço de empresas privadas e de centenas de voluntários. Parte deles teve a iniciativa de promover um Bingo Beneficente para celebrar o Dia de Doar. O evento acontece na terça-feira (3/12), na Casa TuaBR.
Alguns números da Crescer Sempre
5.027 crianças atendidas na pré-escola, no período 1998-2018
1.155 adolescentes formados no ensino médio, desde 2008
Taxas elevadas de conclusão dos cursos: acima de 95%, no caso do ensino infantil, e mais que 85%, no ensino médio
Alto índice de aprovação no vestibular: no mínimo 81%, desde 2010
92% dos alunos ingressam em faculdades com bolsas, incluindo os integrantes do Projeto Jovem Crescer, de reforço escolar
Evolução no Enem:
Brasil – 9.631º lugar (em 2011) para 1.516º (em 2017)
SP (Capital) – Ocupa a 85ª posição entre as 1.912 escolas de ensino médio