Corcovado, Rio de Janeiro – Foto: Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Grupo Cataratas será uma das atrações do festival LivMundi de Sustentabilidade, que esse ano tem edição pela internet e gratuita
No dia 9 de outubro, a partir das 16h, o diretor Institucional e de Sustentabilidade do grupo que administra a visitação nos principais parques nacionais brasileiros, Fernando Sousa, será um dos participantes da mesa-redonda “Biodiversidade Rio”.
Na ocasião, serão mostrados os principais projetos de conservação da biodiversidade de dois cartões-postais da cidade do Rio: os morros do Corcovado, integrado ao Parque Nacional da Tijuca (PNT), e do Pão de Açúcar.
Paineiras Corcovado é a empresa do Grupo Cataratas que atua na gestão de visitação do Parque Nacional da Tijuca com as vans oficiais que circulam dentro do parque, com destino ao alto Corcovado e ao Cristo Redentor. Também é a empresa que cuida da administração do Centro de Visitantes Paineiras, que entre suas atrações, mantém uma exposição interativa e gratuita sobre os parques nacionais brasileiros, incluindo as atrações do Parque da Tijuca e sua importância para a biodiversidade e para o clima da cidade do Rio.
Desde 2016, ano em que a empresa assumiu a operação da Paineiras Corcovado, já foram plantadas mais de 3 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na unidade de conservação.
O Grupo Cataratas — através das concessionárias Paineiras Corcovado e Bioparque do Rio — também apoia tecnicamente projetos como o REFAUNA, da UFRJ, responsável pela reintrodução de fauna nativa em parques do estado. Graças à parceria, foram liberadas 22 cutias (Daysprocta leporina) que foram criadas soltas e convivendo ao lado dos visitantes do BioParque do Rio. Em setembro deste ano, uma das cutias reintroduzidas foi avistada com três filhotes.