Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O canalbcal é um espaço para divulgação de documentários e entrevistas sobre questões ambientais, ações e projetos de educação ambiental, além de iniciativas de sustentabilidade. O principal objetivo é ampliar a difusão de conteúdo jornalístico, técnico-científico e educativo sobre meio ambiente, reunido em um mesmo espaço, e facilitar o acesso do público a esses trabalhos.
Alguns dos primeiros parceiros do canalbcal são o Instituto Australis, World Resources Institute (WRI – Brasil), Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), EducaChico, Greenpeace, Instituto Recicleiros, Fundação Pró-Natureza (Funatura) e Environmental Defense Fund (EDF).
Os mais de 100 vídeos publicados, até o momento, estão distribuídos em quatro playlists:
- Vídeo Verde© TV – Documentários e audiovisuais institucionais sobre os biomas brasileiros (Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Pampa e Marinho), a qualidade da água, poluição, desmatamento, queimadas, comunidades indígenas, entre muitos outros temas. No subtítulo Memória, estão reunidos trabalhos produzidos desde o início da década de 1990, que mostram pesquisas e projetos de conservação da biodiversidade desenvolvidos no Brasil.
- Soluções Sustentáveis – Projetos e construções de residências e espaços públicos, entre outras obras, onde se destaca o uso de madeira de demolição e reflorestamento, bambu, reaproveitamento de água da chuva, reutilização de containers, energia solar, fossas ecológicas, além de outros recursos e tecnologias sustentáveis. Reciclagem e coleta seletiva de lixo também são temas prioritários nessa playlist.
- Educação Ambiental pra Gente Pequena e Gente Grande – Desenhos animados, documentários e aulas sobre poluição, coleta seletiva de lixo, economia de energia, proteção dos animais da fauna brasileira, cuidados com a água dos rios, como manter as praias limpas e muito outros temas.
- Ciência e Meio Ambiente – Entrevistas com técnicos, pesquisadores e empresários, entre profissionais que atuam nessa área, tendo em vista os desdobramentos das convenções e acordos assinados por mais de 170 países, desde a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92/Rio-92), em 1992. Na pauta imediata do canalbcal, estão a Conferência sobre o Clima (COP 26 – ONU) – prevista para 2021 – e a Agenda 2030, que reúne metas sobre desenvolvimento sustentável em toda a Terra.