Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Atualmente o “Projeto Aterro Zero” está implementado em 15 lojas de São Paulo, a iniciativa segue em plano de expansão para novos restaurantes em Curitiba e em São Paulo
Desde dezembro/2019, o Burger King firmou uma parceria com o Grupo Ambiensys. Neste ano, a rede implementou em 15 restaurantes o “Projeto Aterro Zero”. O projeto realiza a coleta, transporte e destinação final dos resíduos gerados nessas lojas, visando o mínimo impacto ambiental, além da valorização dos resíduos e aplicação da economia circular.
A destinação tradicional dos resíduos orgânicos e rejeitos é o envio para aterros sanitários. Esse processo é mais danoso para o meio ambiente, visto que a decomposição dos resíduos gera o gás metano e o chorume (efluente de alta carga orgânica), além disso estes resíduos não são aproveitados como matéria prima ou subproduto, para outros processos.
Com o “Projeto Aterro Zero”, Burger King envia seus resíduos recicláveis para reciclagem, os orgânicos para compostagem e os rejeitos para coprocessamento (geração de energia para fabricação de cimento).
Antes do “Projeto Aterro Zero”, em média, 720 toneladas de resíduos dessas lojas eram encaminhadas aos aterros todos os anos. Desse total, 144 toneladas eram de resíduos orgânicos. Com o novo processo, até agora, a redução de resíduos aos aterros foi de 180 toneladas, das quais, até o momento, 105 toneladas geraram subprodutos que foram reinseridos no mercado.
Os compostos orgânicos produzidos pela compostagem para onde são destinados os resíduos orgânicos do BK, serão utilizados para agricultura e paisagismo. Já os materiais recicláveis para fabricação de novos produtos, aplicando na prática a economia circular, e os rejeitos para coprocessamento (geração de energia para fabricação de cimento).
O Grupo Ambiensys e suas subsidiárias (Ambiensys Inteligência Ambiental, Wehrle do Brasil e Bulbox) são especializadas em soluções ambientais e gerenciamento de projetos de engenharia. Comprometido com o desafio diário de proteção de ecossistemas e redução do desperdício, fornece soluções inovadoras em gestão, operação, práticas ambientais e de engenharia, desenvolvidas individualmente para cada cliente, adequando suas ações às exigências atuais de mercado, eliminando/minimizando os impactos causados. A Ambiensys Inteligência Ambiental, empresa que deu nome ao Grupo, está há mais de 24 anos no mercado e é especializada na gestão global de resíduos e projetos técnicos ambientais ligados aos princípios ESG, formada por uma equipe multidisciplinar com profissionais experientes no desenvolvimento de projetos que exijam performance e excelência nas áreas de meio ambiente e de engenharia ambiental.
Melhorias pioneiras em toda a cadeia da BK Brasil que já foram implementadas, visando garantir que as necessidades dos consumidores, da sociedade e do meio ambiente sejam prioridades na atuação do Burger King e do Popeyes:
- Em 2018, a BK Brasil deixou de usar canudos de plástico em seus restaurantes e pedidos, o que gerou uma redução de mais de 31MM de canudos de plástico ao ano para as marcas Burger King e Popeyes. Com a retirada dos canudos de plástico, a redução foi de mais de 105 toneladas de matéria prima anualmente. Quando pensamos no tempo de decomposição, ao contrário do plástico, o material biodegradável se decompõe entre 2 e 6 semanas. Os canudos foram substituídos pelos biodegradáveis.
- O Burger King, possui o compromisso Global de retirar todos os brindes de plástico do combo King Jr. até 2025. Em 2020 já foram retiradas as caixinhas de papelão do combo King Jr, atingindo a economia de mais de 119 toneladas de papel por ano.
- A marca também não utiliza caixa para a entrega dos seus sanduíches. São utilizadas lâminas para embalar esses produtos.
- Para as bebidas mais sólidas do portfólio, como os shakes, as marcas Burger King e Popeyes desenvolveram um canudo próprio, de papel, para se adequar nessa mudança sustentável.
- Implementação de guardanapeiras evitando o uso de plástico ou papel para envolver guardanapos nos restaurantes do Burger King e do Popeyes.
- Troca de talheres e copos de plástico comum por plástico biodegradável no DF e PA – Redução do tempo de Biodegradação de 400 para 3 a 5 anos no Burger King.