Foto – Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Entenda importância de atitudes sustentáveis dentro de clínicas veterinárias e pet shops
Atualmente, a humanidade vem enfrentando diversos problemas em relação ao meio ambiente. As consequências de escolhas feitas no passado com a natureza refletem na população e afetam a saúde de todos. Rios poluídos, mares, lagos e o ar são alguns dos problemas atuais, porém não são todos, podendo ser citados também queimadas, desmatamentos, animais e plantas em extinção, aquecimento global, diminuição de água potável, entre muitas outras causas que afetam o planeta e todos os seres vivos.
Por conta disso, as escolhas que são feitas hoje em dia são pensadas para diminuir os impactos ambientais e não desenvolver mais problemas para o futuro. Atitudes sustentáveis podem ser adequadas a qualquer área – desde a área da educação até mesmo a medicina veterinária.
Inclusive, médicos veterinários estão extremamente ligados à saúde de animais, humanos e do meio ambiente. Eles têm um papel fundamental na sociedade, pois estão conectados a fatores que beneficiam a todos. Por isso, é importante estar atento a diversas questões ambientais, como os impactos causados no solo, a destruição da fauna e da flora, a contaminação de recursos hídricos, os agrotóxicos, entre outros fatores.
Diversas empresas no ramo da veterinária e de pet shops têm inserido em seus negócios empresariais práticas sustentáveis, e, a partir do momento que essas atitudes funcionam de maneira socialmente responsável, todos são beneficiados: a empresa, os animais, o meio ambiente e a sociedade.
Adotar essas práticas requer planejamento e ideias inovadoras, mas é possível realizá-las. Ao imaginar que cada cliente que vai ao pet shop ou à clínica veterinária utiliza um carro, são diversos veículos que estão emitindo gás carbônico na câmara atmosférica. Então, a ideia seria adotar um sistema de atendimento móvel, um veículo adaptado para atender diversos clientes em uma determinada região em um dia específico.
Quando se fala em atitudes sustentáveis, a água é fundamental. Portanto, adotar a prática do reaproveitamento de água nos ambientes veterinários é uma ótima solução. Afinal, é um local que deve estar sempre higienizado. Outro ponto é a redução do uso de papéis, que podem ser facilmente substituídos por sistemas tecnológicos. Investir também em um ambiente veterinário com energia solar é uma forma de ajudar o meio ambiente e economizar energia elétrica.
Existem diversas formas de atrelar a medicina veterinária aos ideais sustentáveis. Por exemplo, com o auxílio de um médico veterinário, especializado na faculdade de fisioterapia, é possível realizar a criação de próteses para os animais feitas com materiais recicláveis. Adotar atitudes sustentáveis no dia a dia é uma forma de diminuir os impactos ambientais e diminuir efeitos nocivos no futuro.