O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia — Foto: Reprodução
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A falta de notícias sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos no Amazonas desde a manhã de domingo (5), preocupa a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento formado por mais de 300 representantes do agronegócio, sociedade civil, setor financeiro e academia. A entidade se soma a outras organizações da sociedade civil, divulgando nota na tarde desta terça-feira, cobrando que o governo brasileiro tome todas as medidas necessárias para que não haja dúvidas sobre o interesse do país em encontrá-los e em solucionar o ocorrido.
A Coalizão Brasil ressalta que a região amazônica tem suscitado cada vez mais preocupação nacional e internacional pela crescente ação do crime organizado e da violência contra populações tradicionais e indígenas. Confira a íntegra da nota:
A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura vem a público manifestar sua apreensão e profunda preocupação com a situação do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos desde o último domingo, 5 de junho, na região do Vale do Javari, oeste do Amazonas.
Reforçamos os diversos pedidos da sociedade por uma ação imediata do Estado brasileiro, para que sejam alocados todos os equipamentos e o efetivo necessários das forças de segurança pública e das Forças Armadas, para ampliação das buscas e das investigações, com vistas à solução definitiva do caso.
A Amazônia, uma região tão preciosa para o país, tem provocado cada vez mais preocupação, no âmbito nacional e internacional, devido à disseminação do crime organizado e da violência, que se aproveitam da ausência ou precariedade de instituições de Estado. Entre as principais vítimas deste cenário estão lideranças indígenas e ativistas de direitos humanos, que lidam constantemente com ameaças.
É imperativo que o governo brasileiro tome todas as medidas necessárias para que não haja dúvidas sobre o interesse do país em encontrá-los e em solucionar o ocorrido.