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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
NürnbergMesse Brasil firma parceria com USET para eliminar emissão de lixo das montagens de feiras e congressos
A indústria de eventos corporativos gera um volume significativo de lixo. São embalagens, madeira, comida, papéis, carpetes… Pela própria natureza do negócio, administrar a geração de resíduos é uma tarefa complexa. Porém necessária. Por isso, a NürnbergMesse Brasil, umas das maiores promotoras de encontros de negócios do mundo, firmou uma parceria com a USET para a utilização, em seus eventos, de estandes sustentáveis e reutilizáveis, com índices de geração de lixo quase zero.
A proposta é evitar ao máximo o desperdício. Estimativas do setor apontam que até 70% dos materiais usados nos estandes tradicionais são descartados após as feiras. Considerando que geralmente vários eventos são realizados simultaneamente num mesmo espaço e num curto intervalo de tempo, é possível imaginar o volume dos resíduos produzidos e a importância de deixar o segmento mais “verde”.
Os novos estandes ecológicos são montados em módulos. Blocos já pré-fabricados que assumem diversos formatos e tamanhos, dependendo do projeto e da proposta do expositor, e que são diferenciados pela decoração. O estande sustentável pode oferecer espaço para sala de reunião, bar, lounge, escada e até elevador, além de áreas internas de exposição e de holografia. Uma vez finalizada a feira, esses módulos voltam para a USET, que armazena esses materiais para serem usados em novos eventos.
Para garantir o conceito de sustentabilidade através do reaproveitamento, a USET opta sempre por materiais de alta durabilidade como aço carbono, vidro, pisos vinílicos, MDF laminados e até papelão. “Se bem armazenados e cuidados, são produtos que podem ser usados por anos”, afirma o criador da ideia, Paulo Guarini. “A estrutura permite a montagem de estandes em diferentes e ilimitados tamanhos, possibilidades e experiências”, completa.
Em junho, a NürnbergMesse Brasil fez o seu primeiro evento com 100% dos estandes sustentáveis, o Catarina Aviation Show. “A experiência foi um sucesso. Tanto a iniciativa como as estruturas foram muito elogiadas. Nos pavilhões, a montagem e a desmontagem são operações que ainda hoje geram excesso de descarte. Há anos, a gente se preocupa com essa questão e pensa em uma forma de ajudar a mudar essa realidade”, ressalta João Paulo Picolo, CEO da promotora de eventos.
Ele espera que a ideia seja absorvida pelo mercado e que os parceiros e expositores abracem também esse compromisso ambiental. “É um ganho para todos. Para o meio ambiente, mas também para o cliente, que pode ver o seu estande pronto antes mesmo dele ser levado ao pavilhão, o que evita surpresas, e que tem a estrutura montada em um intervalo de tempo bem menor do que nas montagens tradicionais”, conclui.