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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Parte da agenda ESG, o tema ganha cada vez mais espaço dentro das empresas
O Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA), organizado pela Mercy For Animals (MFA), anuncia a realização de sua terceira edição. Com o objetivo de avaliar o desempenho de 59 empresas latinoamericanas em relação ao avanço de suas políticas de bem-estar animal, o índice mostra como os líderes nos segmentos de alimentação e hotelaria incorporam o tema na agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).
Renata Scarellis, diretora de Políticas Corporativas na Mercy For Animals no Brasil, afirma que as empresas estão cada vez mais buscando recursos para colocar em prática os critérios ESG. “O MICA surge, justamente, para fornecer informações precisas para o público consumidor sobre a atuação das empresas em relação ao bem-estar animal em suas cadeias de suprimentos. O ranking permite que cada empresa participante faça uma autoavaliação, constituindo uma ferramenta importante para orientar decisões estratégicas e, se necessário, realizar ajustes no rumo”, comenta.
Dando destaque à questão do bem-estar das galinhas, o MICA tem como principal enfoque avaliar o progresso das corporações em relação aos seus compromissos de não trabalhar com ovos provenientes de sistemas de gaiolas em bateria (gaiolas), reconhecendo que o confinamento intensivo destes animais é uma das piores práticas da indústria de ovos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente 175 milhões de aves poedeiras no Brasil, sendo que o Guia Galinhas de 2019 elaborado pelo Diálogos União Europeia-Brasil estima que cerca de 95% delas se encontram em sistemas de criação intensiva.
O ranking se divide em duas fases. A primeira, que foi até 31 de julho, buscou engajar as empresas participantes a serem mais transparentes com relação aos seus avanços nestes compromissos. A segunda, a ser realizada em outubro, tratará da divulgação desses dados.
O bem-estar animal e a pauta ESG
O bem-estar animal é uma ciência baseada em evidências que abrange a saúde física, comportamental e mental dos animais. Determinar o nível de bem-estar animal envolve avaliar aspectos como nutrição, conforto físico, saúde física e mental e seu comportamento. Renata destaca que o compromisso com o bem-estar animal nas cadeias de suprimentos das empresas também contribui para a saúde humana e a sustentabilidade ambiental, a exemplo da resolução da ONU, que introduziu o tópico como preocupação política essencial no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Empresas como agentes de transformação
Empresas participantes do MICA relatam como o bem-estar animal passou a ser uma pauta estratégica para responder à agenda ESG. Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas, participante do ranking de 2021, afirma que “não podemos falar em desenvolvimento sustentável, que inclui pessoas e meio ambiente, sem considerar o bem-estar animal. O impacto na preservação da biodiversidade está diretamente ligado ao combate de práticas inadequadas e, também, a regulamentações mais rígidas no uso de animais como alimentação. Como líderes em hospitalidade, incentivamos maneiras mais conscientes de consumo no dia a dia, incluindo refeições plant-based e ovos de galinhas livres de gaiolas”.
Segundo Eldren Paixão, Purchasing Manager da Barilla Brasil (estreando no Ranking em 2023), as marcas precisam refletir as mudanças da sociedade, sendo agentes de transformação: “A participação no MICA apenas reforça que estamos no caminho certo para um desenvolvimento sustentável, que é trilhado diariamente com muito respeito ao nosso consumidor, buscando sempre oferecer alimentos que proporcionem prazer e saudabilidade unido a um sistema produtivo com redução de impactos ao meio-ambiente”, finaliza a executiva.
De acordo com Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, a companhia está comprometida com o bem-estar animal na sua cadeia de produção. “Temos políticas específicas e temos avançado no diálogo e engajamento com nossos fornecedores para avanços tecnológicos e processos, ao mesmo tempo que olhamos a produtividade, acessibilidade e qualidade”, explica.
A BRF tem a sustentabilidade integrada ao seu modelo de negócio: “Atuamos em sintonia com as melhores práticas do mercado, por meio de projetos, metas públicas e certificações, com o objetivo de levar ao consumidor, além da qualidade, um produto que traga todo o cuidado com a cadeia de produção”, afirma Josiane Busatta, gerente de bem-estar animal da BRF. “Promovemos, também, o engajamento de nossos colaboradores e stakeholders quanto à importância do esforço conjunto para avançarmos na agenda de bem-estar animal”, acrescenta a executiva.
Conheça algumas das empresas brasileiras convidadas a integrarem o ranking da América Latina:
1. Accor Hotels
2. Arcos Dorados
3. Barilla
4. BFFC
5. BRF
6. Danone
7. Grupo Pão de Açúcar
8. Grupo Carrefour
9. JBS
10. Marriott International
As empresas convidadas tiveram até o dia 31 de julho para reportarem publicamente o progresso realizado em suas políticas de não trabalhar com ovos de galinhas confinadas em gaiolas. Para acessar o ranking atual clique AQUI.