Imagem – Divulgação
POR – ROSENILDO FERREIRA, 1 PAPO RETO, PARA NEO MONDO
As mudanças no campo da comunicação têm sido registradas semanalmente nas edições da newsletter Jornalistas&CIa (J&Cia). O projeto, iniciado em setembro de 1995 com o nome de FaxMOAGEM, pois era enviado por fax, se firmou como uma das principais plataformas de debates e divulgação sobre a atuação de veículos e profissionais de jornalismo e relações públicas. Desde 2014, o J&Cia promove o Prêmio + Admirados que destaca o trabalho de profissionais da comunicação, em diversos segmentos: economia, saúde, esportes, tecnologia, automotivo, saúde e bem-estar.
O caráter democrático de todo o processo, desde a seleção dos candidatos, passando pela sistemática de votação acompanhada por uma rigorosa auditoria, ajudaram a reafirmar o papel de liderança do J&Cia. O Prêmio, que se converteu em um dos mais importantes para os profissionais de comunicação, acaba de ganhar mais uma vertente: o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.
A iniciativa conta com a parceria dos portais Neo Mondo e 1 Papo Reto, além da Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, comandada pela jornalista Marcelle Chagas.
“A Rede JP fica muito feliz por integrar um prêmio que valoriza a atuação e contribuição dos profissionais negros e negras dentro do mercado jornalístico. Esperamos trazer para o Prêmio uma das principais características da Rede que é a inovação, laureando novos formatos, profissionais e diversidade regional. Nossa expectativa é a melhor e acreditamos que a nossa rede com mais de 200 jornalistas em todo o país esteja vibrando com a ação também”, destaca Marcelle.
Eduardo Ribeiro, criador do J&Cia, explica que o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é o desdobramento da luta antirracista empreendida pelo informativo e cujo pontapé se deu com o Censo Racial da Imprensa Brasileira, em 2021, e que, desde então, contou com inúmeras ações.
“Este projeto jogou luzes sobre a questão racial no meio profissional do jornalismo, mostrando aquilo que empiricamente já sabíamos: a presença de negros e negras no jornalismo brasileiro é muito pequena e menor ainda em cargos de liderança. Depois, implementamos o projeto #Diversifica, abordando a questão do preconceito no jornalismo contra as comunidades minoritárias ou minorizadas, em que fica muito clara a necessidade de abrir caminhos dentro das redações para negros, profissionais portadores de deficiências e integrantes da comunidade LGBTQIAP+”, conta Edu, como ele é mais conhecido.
O lançamento do Prêmio foi precedido de inúmeras reuniões de planejamento ao longo das quais foram se incorporando diversos veículos e instituições com aderência nas pautas focadas em ESG, comunicação inclusiva, justiça social e sustentabilidade.
“A inclusão e equidade só é conquistada através da união de forças em prol de um objetivo em comum. Por isso, nossa iniciativa é tão importante para promovermos e reconhecermos a diversidade em todos os setores da sociedade”, afirma Oscar Lopes Luiz, publisher de Neo Mondo.
A seguir, a íntegra do release de lançamento do Prêmio:
J&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP associam-se para realizar o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira
Iniciativa, inédita no Brasil, acontecerá nos meses de setembro e outubro, com evento de premiação em novembro, na celebração do Dia da Consciência Negra
Os veículos Jornalistas&Cia, Neo Mondo e 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação associaram-se para organizar, pela primeira vez no Brasil, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que vai eleger jornalistas negros e negras da imprensa do País e também os veículos de comunicação com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista.
O objetivo da premiação é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial.
A eleição dos +Admirados será feita por votação direta dos profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação em dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, que definirá os finalistas; e o segundo que elegerá os vencedores do certame.
A votação em primeiro turno começa na próxima quinta-feira, 31/8, e vai até 14/9 e dela podem participar todos os profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação, convidados a indicar até cinco nomes em cada uma das categorias. Os que receberem as maiores votações seguirão para o segundo turno, que definirá os vencedores das seguintes categorias:
- TOP 50 Profissionais Brasil
- TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
- TOP 5 Veículos de Comunicação.
Na última etapa, a da cerimônia de premiação, além da diplomação dos TOP +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, serão conhecidos também os:
- TOP 10 Profissionais Brasil
- TOP Campeão Profissional de Imagem/Foto e Vídeo
- TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
- TOP Campeão Veículo de Comunicação.
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará ainda três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:
- Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
- Que distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional
- Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
- Que distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023
- Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria
- Que distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão
Cotas de Apoio
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira dispõe de dez cotas de participação e apoio, com uma série de entregas que tem por objetivo aproximar as marcas dos profissionais e veículos reconhecidos no campo racial e associá-las à causa da diversidade numa das mais estratégicas atividades da sociedade, a imprensa.
A cerimônia de premiação será realizada em novembro, em dia e local a serem divulgados oportunamente.
Interessados em se associar ao projeto podem entrar em contato com Oscar Lopes Luiz, publisher de Neo Mondo, pelo 11-98234-4344 ou e-mail oscar@neomondo.org.br.
Racismo não é uma questão de ponto de vista nem mimimi, é crime!
LIGUE 100 E DENUNCIE