Fábrica em Aratu (BA) – Foto: Divulgação/Dow
POR – OSCAR LOPES, PUBLISHER DE NEO MONDO, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ORIBÁ
O ISCC PLUS reconhece empresas que utilizam matérias-primas provenientes de fontes sustentáveis, de base biológica e de soluções circulares
As instalações brasileiras da Dow tornam-se pioneiras na América Latina ao receberem a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) para a produção de polióis/propilenoglicol (PO/PG) e soda cáustica, nas plantas de Aratu (BA) e no Guarujá (SP), respectivamente. Estas duas unidades industriais destacam-se como as primeiras da empresa na região a serem reconhecidas com este selo de excelência. A certificação ISCC PLUS atesta o compromisso da Dow em incorporar práticas sustentáveis em seus processos, substituindo o uso de energia e materiais de origem fóssil por matéria-prima de origem alternativa e fontes de energia renováveis.
A auditoria externa, conduzida por uma empresa independente, validou os padrões elevados de sustentabilidade adotados pela Dow em suas operações. Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, enfatiza: “Em nossa jornada de sustentabilidade, buscamos soluções que reduzam as emissões de carbono, promovam o consumo consciente de recursos e impulsionem a circularidade, gerando valor para nossos clientes e a sociedade. A conquista da certificação ISCC PLUS acelera essa transformação, alinhando nossas ações e estratégias ao nosso compromisso global e às necessidades dos mercados locais. Sustentabilidade não é um meio, é parte do nosso negócio”.
Leia também: Unidade da Dow em Jundiaí passa a ser movida a energia 100% renovável
Leia também: Dow é reconhecida em prêmio que valoriza práticas ESG entre fornecedores da Whirlpool
O ISCC PLUS representa uma certificação internacional que atesta cadeias de suprimentos totalmente rastreáveis e ambiental, social e economicamente sustentáveis. Destina-se a todas as empresas que desejam comprovar a origem sustentável de suas matérias-primas, incluindo produtos biológicos e circulares. Na Dow, a qualificação foi obtida por meio da abordagem do balanço de massa, como explica Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos. “A certificação ISCC PLUS é um marco significativo em direção a produtos mais sustentáveis para os mercados finais na América Latina, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade”, complementa.
A obtenção da certificação ISCC PLUS nas fábricas brasileiras faz parte do compromisso global da Dow em certificar todas as plantas do Negócio de Poliuretanos, abrangendo a produção de vinil de cloro-álcali, óxido de propileno e propilenoglicol em todo o mundo. Mais de dez instalações do Negócio já foram certificadas, incluindo a fábrica em Freeport (Texas/EUA) e unidades na Europa.
As unidades certificadas com a ISCC PLUS desempenham um papel crucial na fabricação de tecnologias voltadas para diversos mercados, incluindo automotivo, construção, consumo, alimentício, fragrâncias, farmacêutico, papel e celulose, cuidados domésticos e industrial.