Imagem: Divulgação/SXSW
ARTIGO
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POR – ANDREIA FERNANDES*, ESPECIAL PARA NEO MONDO
O South by Southwest, conhecido como SXSW, um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, realizado entre 4 e 7 de março em Austin, no Texas (EUA), dedicou um módulo especial à educação. O Edify Education, edtech carioca de ensino bilingue presente em mais de 400 escolas públicas e privadas do Brasil, participou ativamente do evento, com palestrantes e obtendo informações sobre as principais tendências educacionais.
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Entre as novidades que marcaram o SXSW, destacam-se o bem-estar digital de crianças e jovens, a curadoria digital e de inteligência artificial (IA) para professores, o crescimento de uma geração bilíngue em nível mundial e o desenvolvimento de projetos dentro de uma perspectiva da diversidade, equidade e inclusão.
Quanto ao primeiro tema, valeram as discussões sobre o bem-estar holístico para crianças e jovens em espaços digitais, que envolvem tanto a saúde física e a segurança como a estabilidade mental e o fomento às emoções positivas. É fundamental o desenvolvimento de um conteúdo digital apropriado às diferentes faixas etárias e de espaços digitais onde não haja exposição à violência, linguagem inadequada e conteúdo sexual. É necessária também a garantia da gestão de publicidade veiculada de forma digital, bem como ensinar às crianças e jovens como gerenciar o tempo do uso das telas, em geral.
Os debates sobre a curadoria digital e de IA contribuíram para descobrirmos como o mundo está cada vez mais tecnológico. A alfabetização digital é uma ação que não pode mais ser postergada na área educacional. Não se trata de substituição do trabalho de docentes e discentes, mas sim de otimização de tarefas e promoção de inclusão. A IA pode ser utilizada para traduzir libras, por exemplo. Por outro lado, a maioria dos professores não está indiferente, mas carece de tempo e incentivos para gerir as questões sistemáticas ligadas ao desenvolvimento digital na educação. É preciso estimular a curiosidade e não julgar ou refutar o que ainda não se conhece em detalhes.
A formação de uma nova geração que está se tornando bilíngue de forma sistemática é inegável: globalização, tecnologia, mídias sociais, aplicativos, entre outros, geram a necessidade do conhecimento de uma outra língua, sendo o inglês a mais proeminente. Porém, é preciso uma compreensão mais ampla de que o ensino bilíngue deve ir muito além da base linguística, sendo indispensável o conhecimento da identidade e diversidade de diferentes culturas. Também é imprescindível considerar o desenvolvimento socioemocional, pois ser bilíngue envolve colaboração, empatia, criatividade, pensamento crítico, atenção e flexibilidade para aprender a lidar com o que é diferente.
Os ecossistemas tecnológicos estão em rápida evolução, o que significa que novas plataformas, engajamento e formas de conteúdo estão surgindo. Ao mesmo tempo, crianças e adolescentes que crescem neste novo mundo digital, desenvolvem diferentes hábitos midiáticos, incluindo não apenas o consumo passivo, mas também a criação de novas formas de interação e criação de conteúdo. Partindo deste pressuposto, o desenvolvimento de projetos é um meio de fomentar a importância do pensamento crítico e de um olhar empático com relação ao outro, levando em consideração questões relativas à diversidade, equidade e inclusão, que podem ser incorporadas na produção de conteúdos como resultados dos temas trabalhados em projetos interdisciplinares.
Considerar as novas correntes educacionais é ter um olhar crítico e de vanguarda no que diz respeito às tendências tecnológicas. Mas também nos mostra caminhos para auxiliar estudantes e professores a desenvolverem as competências necessárias para navegar nesses complexos ecossistemas midiáticos, que podem trazer conteúdos pertinentes na busca por um mundo de maior aceitação das diferenças.
Participar do SXSW proporcionou à equipe da Edify Education uma valiosa oportunidade de se familiarizar com as novas tendências educacionais dentro de uma esfera digital, que já é parte integrante de toda uma nova geração com a qual lidamos diariamente nas escolas. É tempo de refletir, portanto, sobre o que foi visto e vivenciado para que possamos discutir e compartilhar as novas trilhas educacionais.
*Andreia Fernandes é coordenadora Acadêmica do Edify Education.