Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Com a associação ao movimento, o foco é acelerar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho e combater o racismo; cursos livres serão disponibilizados pela Faculdade Anhanguera
A Cogna Educação, maior e mais diversificada empresa do setor educacional, passa a se tornar signatária do Movimento pela Equidade Racial (Mover), associação sem fins lucrativos formada por mais de 50 empresas que, juntas, empregam mais de 1,3 milhão de trabalhadores. O movimento atua de forma colaborativa para que pessoas negras tenham acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho.
Leia também: Cogna promove III Fórum Educação & ESG
A associação ao movimento faz parte do compromisso da Cogna com a promoção da equidade racial, inclusão e diversidade, por meio da conscientização e desenvolvimento profissional de pessoas negras. Com isso, a companhia irá oferecer 30 mil bolsas de estudos gratuitas para os cursos livres disponibilizados pela Faculdade Anhanguera, instituição de ensino para jovens e adultos do grupo. Com essas bolsas atreladas à parceria com o Mover, a Cogna incentiva o desenvolvimento para o mercado de trabalho, com o objetivo de promover ambientes mais justos e equitativos em que todos possam evoluir em suas carreiras.
As empresas associadas ao Mover assumem um compromisso público de, em conjunto, gerar mais de 10 mil cargos de lideranças e 3 milhões de impactos para pessoas negras até 2030, além de permanecer na coalizão por, no mínimo, três anos. A união de empresas e indústrias de diferentes setores promove a amplitude da agenda de equidade racial para impactos expressivos no enfrentamento ao racismo institucional e estrutural.
Segundo estudo divulgado este ano pela consultoria de Diversidade & Inclusão Indique uma Preta e pela Cloo, empresa de investigação e consultoria comportamental, apenas 8% dos autodeclarados pretos e pardos ocupam cargos de liderança no ambiente em que trabalham. Contribuindo para este cenário, de acordo com pesquisa lançada pelo Instituto Ethos em 2024, 45,3% das empresas entrevistadas não possuem ações com metas para inclusão de pessoas negras, entre outros grupos minoritários, em cargos de alta liderança.
“Entendemos que a educação é uma grande impulsionadora da mudança, capaz de transformar a realidade de muitos indivíduos. A Cogna possui metas públicas de aumentar o número de pessoas negras no quadro de colaboradores e estimular o desenvolvimento destas pessoas para atingirem cargos de liderança. É nosso compromisso contribuir para a redução das desigualdades sociais, oferecendo oportunidades de estudo que permitam o progresso na carreira e o empoderamento pessoal de todos”, destaca Beatriz Sairafi, sócia e Vice-Presidente de Gente, Cultura e Comunicação na Cogna.
Os cursos livres da Anhanguera contemplados ficarão disponíveis no site da Mover. A participação nos programas da associação é aberta para qualquer pessoa autodeclarada negra na sociedade.
“O compromisso do Mover é promover e acelerar o desenvolvimento de profissionais negros, e sabemos que a educação é a chave para essa transformação. Ter empresas de educação como associadas é um passo crucial rumo à equidade racial no mercado de trabalho. Com a oferta de capacitação e aprimoramento profissional, estamos abrindo portas para talentos que frequentemente permanecem invisíveis, permitindo que eles prosperem em um ambiente que verdadeiramente reconhece e valoriza suas habilidades e perspectivas”, reforça Natália Paiva, Diretora Executiva do Mover.
Sobre a Cogna
A Cogna Educação é o mais diversificado e maior grupo educacional do país, detentor de um completo portfólio de serviços e soluções para atender as necessidades dos estudantes de maneira personalizada e flexível. Com mais de 55 anos de atuação, está presente, direta e indiretamente, em todos os estados do Brasil e em mais de 5 mil municípios, oferecendo soluções e serviços nos mercados B2B, B2C e B2G, abrangendo desde a educação básica até a pós-graduação por meio das verticais Kroton, Somos e Saber. A Cogna atende a cerca de 3 milhões de estudantes, mais de 1 milhão de alunos na graduação e pós-graduação e 2 milhões de estudantes por meio das 5,6 mil escolas e instituições de ensino parceiras no ensino básico. Suas atividades e programas sociais geram um impacto anual de R$ 10 bilhões à sociedade, ajudando a transformar as comunidades onde está inserida. Para mais informações, acesse o site.