As abelhas sustentam cadeias econômicas que moldam a vida moderna – Foto: Divulgação/Freepik
POR – OSCAR LOPES, PUBLISHER DE NEO MONDO
Grupo L’Oréal no Brasil aposta em meliponário urbano para preservar abelhas nativas e engajar colaboradores na luta pela biodiversidade
Pequenas, discretas, muitas vezes ignoradas — e, ainda assim, absolutamente indispensáveis. As abelhas, especialmente as espécies nativas sem ferrão, são protagonistas invisíveis do equilíbrio ecológico. Responsáveis por um dos serviços ambientais mais vitais do planeta — a polinização —, elas mantêm em funcionamento ecossistemas inteiros, garantem a produção de alimentos e sustentam cadeias econômicas que moldam a vida moderna.
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Mas esse zumbido está ameaçado. No Brasil, cerca de 75% das culturas alimentares dependem da polinização animal, e o declínio acelerado das abelhas já figura entre as maiores crises ambientais do século. Em resposta, o Grupo L’Oréal no Brasil deu um passo concreto — e simbólico — para enfrentar essa realidade.
Um santuário para as abelhas, um chamado à consciência
A fábrica do Grupo L’Oréal no Brasil em São Paulo acaba de inaugurar um meliponário urbano, lar para oito espécies de abelhas sem ferrão. Mais do que uma medida de conservação, a iniciativa transforma o espaço industrial em um laboratório vivo de educação ambiental. Parte do programa global L’Oréal para o Futuro, o projeto alia regeneração ecológica e engajamento humano em uma mesma colmeia de propósitos.
Cerca de 600 colaboradores já participam de oficinas e experiências práticas, aprendendo — na teoria e na prática — sobre a relevância dos polinizadores para o planeta, a produção de alimentos e a própria existência humana. O conhecimento floresce, assim como a consciência coletiva.
“Garantir a conservação dos polinizadores é essencial para o meio ambiente — e também para o nosso negócio. Sem eles, nada funciona. Precisamos cuidar desses grandes aliados do nosso futuro. Não existe mais o que é bom só para a empresa. Só é bom para nós se for bom para o planeta”, afirma Guido Cerveira, diretor-geral da Fábrica de São Paulo.
Biodiversidade como estratégia de futuro
A ação vai além das abelhas. Cinco áreas da unidade foram equipadas com hotéis de insetos — estruturas criadas para abrigar vespas, borboletas, besouros e outros polinizadores essenciais. É um gesto de atenção à vida minúscula que sustenta grandes sistemas.
Essa abordagem integra uma transformação mais ampla nas operações do Grupo L’Oréal no Brasil. A fábrica de São Paulo já funciona com 100% de energia renovável e, desde 2019, reduziu seu consumo energético em 45%. Placas solares e o uso de biogás compõem a matriz energética de uma operação cada vez mais alinhada com os limites do planeta.
Quando preservar é também inovar
O meliponário do Grupo L’Oréal no Brasil não é apenas uma ação ambiental. É uma mudança de mentalidade. Em um mundo onde a natureza começa a apresentar sua fatura, cuidar das abelhas é cuidar do amanhã. A aposta é clara: só haverá beleza no futuro se houver também biodiversidade.
Nessa jornada, o Grupo L’Oréal no Brasil lança luz sobre uma urgência invisível. Ao proteger os polinizadores, a empresa não apenas protege o seu negócio — protege a base silenciosa, porém vibrante, da vida na Terra. O som que vem das colmeias, afinal, é mais do que um zumbido. É um alerta. E também uma esperança.
Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.