Érica da Silva – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O mês das mulheres também abriga o Dia Internacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, comemorado nesta quarta-feira, dia 1º. A coincidência faz sentido. Seguindo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), as mulheres representam 70% dos 800 mil profissionais em atividade no Brasil.
Uma delas é Érica da Silva, de 47 anos, que trabalha na logística da YouGreen, primeira cooperativa de catadores do modelo que está sendo levado através de franquias sociais pelo país. “Sou orgulhosa pela minha profissão. O descarte dos resíduos pode ser reaproveitado de diferentes formas, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.”
Reconhecendo o importante trabalho destas profissionais, a ExxonMobil, empresa global de energia, recentemente aportou R$ 340 mil para acelerar a recuperação de plástico na Eco Cooperativa, modelo YouGreen em Manaus. Com ajuda financeira da petroleira, a cooperativa já começou a adquirir a infraestrutura e maquinário e espera-se reciclar 100 toneladas até o fim do ano na capital.