Foto: Divulgação Freepik
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
S+T+ARTS Buen-TEK apoiará 10 residências artísticas na América do Sul em parceria com instituições anfitriãs no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia. O programa convida artistas residentes na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai a desenvolver projetos inovadores que unam artes, culturas, ciências, tecnologias de ponta e tradicionais, e saberes ancestrais para fomentar a inovação com forte impacto social.
TBA21–Academy, em parceria com O Pivô Salvador e LACO – Laboratório de Arte e Ciência Oceânica do Instituto Oceanográfico da USP, receberá um dos artistas selecionados deste projeto transcontinental inédito.
O projeto marca a primeira iniciativa S+T+ARTS na América do Sul e propõe conectar saberes ancestrais com inovação tecnológica, em estreita colaboração com comunidades locais e especialistas translocais. A residência tem como foco as tecnologias vernaculares e o conhecimento local, investigando respostas às transformações costeiras provocadas pelas mudanças climáticas — uma abordagem colaborativa que busca explorar como tecnologia e tradição podem, juntas, moldar futuros mais justos e sustentáveis.
Inspirado pela filosofia andina do Buen Vivir — que propõe uma vida em harmonia com a natureza e a comunidade — e pelo conceito de Lo–TEK, que reconhece soluções sustentáveis desenvolvidas por culturas indígenas e tradicionais, o projeto promove a escuta, o cuidado e a inovação como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios ambientais do presente.
A residência será realizada entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, com atividades em Salvador (BA) e Ubatuba (SP). Artistas selecionados receberão suporte financeiro, mentoria de especialistas locais e internacionais, participação em atividades públicas e oportunidades de troca com uma rede transdisciplinar.
Inscrições
As candidaturas devem ser feitas através do site do S+T+ARTS, onde estão disponíveis o edital completo, as diretrizes para inscrição e os formulários de submissão. As propostas podem ser submetidas em português, espanhol ou inglês.
Cronograma
- 15 de abril de 2025 – Lançamento da chamada
- 27 de maio de 2025, às 17h (CET) – Encerramento das inscrições
- 13 de junho de 2025 – Divulgação dos artistas pré-selecionados
- 25 de junho a 2 de julho de 2025 – Entrevistas com os finalistas
- 7 de julho de 2025 – Anúncio dos artistas selecionados
- Setembro de 2025 a fevereiro de 2026 – Período da residência
Sobre os parceiros
A TBA21 Thyssen-Bornemisza Art Contemporary é uma fundação internacional de arte e advocacia de destaque. A TBA21–Academy é o braço de pesquisa da TBA21, dedicada a promover uma compreensão mais profunda e uma relação mais significativa com o oceano e com ecologias mais amplas, atuando como um incubador de investigações transdisciplinares, produção artística e defesa ambiental. Há mais de uma década, a Academy tem catalisado novas formas de conhecimento que emergem dos intercâmbios entre arte, ciência, políticas públicas e conservação, por meio de um envolvimento colaborativo e de longo prazo em novas produções, exposições, programas públicos, bolsas, programas de residência e outras atividades em uma ampla variedade de formatos.
LACO – Laboratório de Arte e Ciência Oceânica IOUSP/Cátedra UNESCO é uma plataforma de pesquisa transdisciplinar entre artistas, cientistas e comunidades costeiras, vinculada ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Promove exposições de arte, residências artísticas, programas colaborativos e de formação. Integra a Cátedra UNESCO de Sustentabilidade Oceânica.
O Pivô é uma associação cultural sem fins lucrativos que realiza importantes atividades relacionadas à pesquisa, formação e produção artística, através de suas exposições, programa de residências, projetos comissionados e ações de caráter educativo. Em 2023 inaugurou sua nova sede em Salvador, estabelecendo uma forte rede de relações e colaboração com instituições locais, nacionais e internacionais.
Sobre S+T+ARTS Buen-TEK
S+T+ARTS (Science, Technology and the Arts) é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove colaborações entre arte, ciência e tecnologia como forma de enfrentar desafios sociais, ecológicos e econômicos contemporâneos. O projeto Buen-TEK marca a primeira ação da plataforma no continente sul-americano.
Parceiros do consórcio na Europa:
Barcelona Supercomputing Centre (Espanha), Gluon (Bélgica), IMPAKT (Holanda), HacTe (Espanha), SONY-CSL Rome (Itália), TBA21 (Espanha/Itália).
Parceiros na América do Sul:
Pivô (Salvador, Bahia, Brasil), IOUSP LACO – Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (Ubatuba, São Paulo, Brasil), Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, Brasil), Universidad Nacional de Córdoba (Córdoba, Argentina), Universidade de Fortaleza (Fortaleza, Brasil), Universidad del Desarrollo (Santiago do Chile, Chile), MAMA – Más Arte Más Acción (Bogotá/Chocó, Colômbia), CICTA – Centro Comunitário Intercultural Tránsito Amaguaña (La Chimba, Cayambe, Equador), Platohedro (Medellín, Colômbia), Liquen Lab (Punta Arenas, Patagônia, Chile).