Imagem gerada por IA – Foto: Divulgação/Freepik
No Brasil, entre 2,4% e 8,3% do lixo produzido é efetivamente reciclado
O dia 17 de maio foi instituído pela UNESCO como o Dia Mundial da Reciclagem. A data é dedicada a conscientizar a população sobre a importância da reutilização de resíduos para a sustentabilidade do planeta. No Brasil, a adesão à reciclagem tem crescido nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essa prática se torne parte do cotidiano da população.
Leia também: 76% das empresas já desenvolvem iniciativas voltadas para a Economia Circular no Brasil
Leia também: É hora de incluir a economia circular na narrativa climática
Do montante de lixo produzido no país, cerca de 81 milhões de toneladas, apenas 2,4% a 8,3% é efetivamente reciclado, conforme relatório da Fundação Dom Cabral e do Instituto Atmos. Um percentual ainda distante do potencial real de reaproveitamento. Com a crescente preocupação ambiental e iniciativas voltadas para a economia circular, a reciclagem ganha cada vez mais espaço como um dos pilares para um futuro mais sustentável.
Augusto Freitas, presidente executivo da Cristalcopo e fundador do projeto Recicla Junto, afirma que “a reciclagem é um dos pilares fundamentais para construirmos um futuro mais sustentável, mas ainda há desafios importantes a serem superados no Brasil. Precisamos investir em educação ambiental, facilitar o acesso a pontos de coleta e incentivar políticas que ampliem a economia circular. Cada ação conta, e transformar a reciclagem em um hábito diário é essencial para reduzir impactos no meio ambiente e garantir um planeta mais equilibrado para as próximas gerações”.
Diante desse cenário, iniciativas que promovem o descarte correto e a reciclagem são fundamentais para transformar essa realidade. O projeto Recicla Junto, atua diretamente nessa conscientização. Quando descartados corretamente, esses resíduos são reciclados e voltam para o ciclo produtivo, evitando a poluição dos oceanos. Até hoje, o Recicla Junto já viabilizou a reciclagem de 449 toneladas de resíduos, provando que a economia circular é a solução para reduzir o impacto ambiental e gerar benefícios para a sociedade.
Além disso, os benefícios da reciclagem vão além da redução de lixo, entre eles estão:
- Economia circular: a reciclagem gera empregos, desde a coleta e separação de materiais recicláveis até a produção de novos produtos a partir desses insumos;
- Diminuição de extração de recursos naturais: preservando ecossistemas e reduzindo impactos ambientais e evitando a emissão de gases poluentes;
- Economia de energia: a reciclagem usa menos energia do que a produção de novos materiais a partir de matérias-primas;
- Melhoria da qualidade de vida: a preservação do meio ambiente, contribui para uma melhor qualidade de vida. Ar mais limpo, água mais pura e alimentos mais saudáveis;
Quanto mais a população se mobiliza com a reciclagem, maior é o potencial de transformação, resultando em cidades mais limpas, redução de gastos e um futuro mais sustentável para as próximas gerações.