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Mais de 140 empresas estão inscritas em desafio para repensar a indústria de alimentos 

Escrito por Neo Mondo | 23 de agosto de 2023

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Imagem - Divulgação

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

Pequenas empresas inscritas poderão receber até 30 mil libras para desenvolver um produto alimentício com base no design circular

O desafio de inovação O Grande Redesenho de Alimentos, lançado pela Fundação Ellen MacArthur em maio deste ano para mobilizar a indústria de alimentos a criar alimentos que ajudam a natureza a prosperar, já conta com mais de 140 participantes e está na sua reta final de inscrições. Estão incluídas nessa lista gigantes como Nestlé, Unilever e Danone, além de startups e pequenas e médias empresas inovadoras. 

Na América Latina, temos 36 representantes até o momento, incluindo Grupo Bimbo, Grupo Arcor e Arcos Dorados. 19 dessas empresas são brasileiras, como Unilever e Danone no Brasil (inscritas globalmente e localmente), Ambev, BRF, assim como, startups e pequenas e médias empresas inovadoras, como Puravida e Mãe Terra. 

O Desafio oferece uma oportunidade única e empolgante de colaboração e aprendizado entre pares, juntamente com o apoio dos principais especialistas em economia circular e agricultura regenerativa. Além disso, será disponibilizado um valor total de £ 510.000 em subsídios para promover e apoiar a inovação entre as PMEs e startups. As empresas que apresentarem propostas de desenvolvimento de produtos elegíveis poderão se aplicar para receber o subsídio de até £30.000 por empresa. 

Dentro do desafio, os participantes são convidados a criar novos produtos alimentícios, ou redesenhar os existentes, usando princípios de design circular. Para isso, eles aprenderão como os alimentos podem regenerar a natureza, enfrentar as mudanças climáticas e restaurar a biodiversidade. As equipes bem-sucedidas poderão levar suas ideias à fase de produção e apresentar seus produtos a varejistas. 

O desafio, que é gratuito e aberto a produtores, varejistas, startups e fornecedores da indústria de alimentos, já está acontecendo. As empresas estão passando por uma jornada de aprendizagem baseada em webinars e sessões de troca de conhecimento com outros participantes e a equipe do desafio. Mas, as inscrições seguem abertas até o dia 18 de setembro. As empresas que se cadastrarem até essa data terão acesso aos webinars gravados e a todo o conteúdo de aprendizagem disponível na plataforma do desafio. 

Mais informações clique AQUI.

"O desafio está profundamente relacionado com o propósito, a estratégia e as atividades vitais da Horta da Terra. Os webinars, reuniões e interações com o time do desafio e outros participantes estão gerando muitos aprendizados sobre design, comunicação, comportamento de consumo, materiais e conceitos para embalagens. Toda essa troca tem gerado um super entusiasmo em todo o time. Já estamos pensando em formulações de novos produtos utilizando 100% dos nossos ingredientes." - Bruno Kato, CEO da Horta da Terra.

“Na Ambev temos ambições sólidas em nossa agenda de ESG. A sustentabilidade não faz parte do nosso negócio, ela é o nosso negócio. Com o desafio, ampliamos o olhar para pensar no desenvolvimento dos produtos do começo ao fim, analisando a cadeia de produção de forma ampla. Buscando não apenas utilizar recursos, mas devolver de forma positiva ao ecossistema. Neste momento, já temos produtos que estão passando por fase de redesenho em aprovações internas” - Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.

Imagem - Pixabay

Estamos muito entusiasmados por apoiar o Desafio O Grande Redesenho de Alimentos. Acreditamos que os alimentos têm o poder de regenerar a natureza e este desafio único oferece uma grande oportunidade para as empresas de alimentos desenvolverem produtos projetados para ajudar a natureza a prosperar e construir uma compreensão profunda dos resultados regenerativos no nível do cultivo agrícola. - Franck Saint-Martin, Gerente de Impactos Ambientais, Relações Públicas Global & Compromisso ESG, Nestlé

"Estamos muito felizes em ver tantas empresas relevantes da indústria de alimentos comprometidas com o desafio O Grande Redesenho de Alimentos. Esta é uma oportunidade única de aprender sobre design circular de alimentos e desenvolver produtos que ajudarão a natureza a prosperar. Chegamos à reta final das inscrições e convidamos as empresas a participarem e darem esse passo importante para poder oferecer a seus consumidores opções de produtos que sejam realmente positivas para a natureza." - Luisa Santiago, Líder da Fundação Ellen MacArthur na América Latina

Lista de empresas latinoamericanas inscritas no desafio O Grande Redesenho de Alimentos:

  1. Amazônia Agroflorestal - Brasil 
  2. Amazônia Smart Food - Brasil 
  3. Amazônika Mundi - Brasil 
  4. Aminoteka - Uruguai
  5. Arcos Dorados - Uruguai
  6. Asociación Mujeres Emprendedores de Dulces de San Basilio de Palenque - Colômbia
  7. Bebajapí bebidas fermentadas - Brasil
  8. BRA Café - Brasil
  9. BRF - Brasil
  10. Calfsolution SA - Costa Rica
  11. Cervecería Monstruo de Aguo - México
  12. Cervejaria Ambev - Brasil 
  13. Cuíca - Brasil 
  14. Danone - Brasil
  15. Girones SA - Colômbia
  16. Grupo Arcor - Argentina
  17. Grupo Bimbo - México 
  18. Grupo Nutresa - Colômbia 
  19. Indústrias de Alimentos Sostenivles Molinillito SAS - Colômbia
  20. Mãe Terra - Brasil 
  21. Mahta - Brasil
  22. Manifiesto - Chile
  23. Manioca - Brasil 
  24. Plantopia Comércio de Ativos Regenerativos Ltda - Brasil
  25. Positive Company - Brasil
  26. Protin Biotech - Brasil
  27. Puravida - Brasil 
  28. SCP Alimentación Animal Ecológica - Colômbia
  29. Selva Nevada - Colômbia 
  30. Superalimentos NutraBio SAS BIC - Colômbia
  31. The Imperfect Project - Chile
  32. Tomorrow Foods - Argentina
  33. Unilever - Brasil 
  34. Usina São Francisco SA - Brasil / Native Produtos Orgânicos - Brasil
  35. Viva Regenera - Brasil 
  36. Horta da Terra - Brasil 
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