Cultura Destaques Diversidade e Inclusão Política Saúde Segurança Sustentabilidade

Elo Studios produz campanha da UNESCO, CONIB e Museu do Holocausto de Curitiba, com idealização da Cappuccino

Escrito por Neo Mondo | 27 de janeiro de 2023

Compartilhe:

Foto - Divulgação

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

Com direção de Cao Hamburger, “Viver Para Contar. Contar Para Viver”pretende mobilizar a sociedade a manter vivas as histórias dos sobreviventes da intolerância para que essa realidade nunca mais se repita

Hoje, sexta-feira (27/01), Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, vai ao ar a campanha “Viver Para Contar. Contar Para Viver”, produzida pela Elo Studios, em rede nacional, em canais como SBT, Band e Globo. Criada pela Cappuccino Digital - que faz parte de um coletivo de agências da Weber Shandwick - para a UNESCO, com apoio da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e do Museu do Holocausto de Curitiba, o projeto busca alertar a sociedade para os sinais de violência e intolerância pelos quais já passamos e que ameaçam voltar.

"Este projeto é um retrato do DNA da Elo Studios, que busca apresentar ao público temáticas que não apenas entretenham, mas que gerem reflexão e impacto. #ContarPraViver segue a linha de outras produções que fizemos como ‘A Verdade da Mentira’ e ‘Você não é um soldado’, que botam luz em temas contemporâneos urgentes como ‘fake news’, ‘intolerância e discurso de ódio’. Tenho orgulho de fazer parte desse projeto", comenta Sabrina N Wagon, CEO da Elo Studios.

Com narração do ator Caco Ciocler, a iniciativa conta com três filmes dirigidos por Cao Hamburger (“O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias”; “Malhação: Viva a Diferença”), apresentados por sobreviventes do Holocausto e de vítimas de violências como racismo, xenofobia, homofobia e intolerância religiosa. A campanha faz um chamado para que as pessoas enviem essas e outras histórias de sobrevivência e resistência por meio da hashtag nas redes sociais e do site contarparaviver.com.br.

Em webinar realizado ontem (26), o diretor Cao Hamburger comentou como o projeto chegou até ele e qual a importância desta campanha: “Eu e a Sabrina, da Elo Studios, estamos trabalhando num projeto que vai um pouco nesta direção. Estamos passando por um momento sombrio no Brasil e no mundo, então quando a Sabrina me contou sobre a campanha eu aceitei na hora, achei a ideia muito boa. Eu, como descendente de sobrevivente do holocausto (...) sempre pensei que nós, vítimas do holocausto - meus avós, meu pai - sempre achei que se fala mais do holocausto do que, por exemplo, do genocídio indígena no Brasil, da escravidão. Então, essa campanha fez muito sentido para mim. Fez todo o sentido do mundo”, diz o diretor, que continuou: “Meu trabalho como realizador foi o de procurar mostrar o lado mais verdadeiro daquelas pessoas. Então, adotamos as estratégias e linguagem de documentário, sem nenhum tipo de atuação”, concluiu.

A trilha sonora dos filmes fica por conta da Ultrassom Music Ideas, de Ruben Feffer: “Estou muito feliz em ter tido a oportunidade de participar desse projeto, criando e produzindo a trilha junto com o querido e super talentoso músico multiinstrumentista Vitor Zafer, e com a equipe da Ultrassom, Rodrigo Custodio ajudou a editar, André Tadeu e Carlos Paes mixaram, todo mundo se envolveu nesse filme tão lindo e relevante, e rodeados de gente brilhante, amigos e super profissionais, o diretor Cao Hamburger, o montador Raimo Benedetti, foi um verdadeiro dream team que a Cappuccino e a Elo Studios, através do Vitor Elman e da Sabrina Nudelman montaram. E eu, enquanto sócio da Elo, fico sempre muito realizado quando podemos aproveitar as sinergias entre nossas empresas-irmãs para alavancar todo nosso potencial e entregar um produto diferenciado”, comenta Ruben.

A expectativa é que a mobilização, gerada pela campanha, ganhe relevância na sociedade. “O Holocausto é um episódio sem precedentes na História e que nunca irá acontecer de novo, mas se esquecermos ou negarmos o que aconteceu, esse vazio abre espaço para novos tipos de violência, ódio e intolerância. Manter estas histórias vivas é essencial. É preciso mais do que um basta. Precisamos de um nunca mais”, conclui Vitor Elman, Copresidente da Cappuccino Digital. 

Compartilhe:


Artigos anteriores:

Heloisa Schurmann apresenta série infantil sobre preservação marinha na Bienal do Livro de São Paulo

Rio Ocean Week 2026 discute poluição marinha na margem de uma baía que despeja 216 mil toneladas de plástico por ano

Gerdau reforça presença no agronegócio em parceria com maior evento de cultura agro do Brasil


Artigos relacionados