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Escassez da reciclagem no país: como a logística reversa pode mudar esse cenário

Escrito por Neo Mondo | 17 de maio de 2025

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Imagem gerada por IA - Foto: Divulgação/Freepik

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

Especialistas analisam e propõem políticas públicas e boas práticas para alavancar os índices no atual contexto; Abrema aponta aproveitamento de apenas 8%

No Dia Mundial da Reciclagem, o Brasil constata novamente que trabalha com lentidão o tema em nível federal, apesar dos avanços dos últimos anos, em comparação a outros países quando se considera o volume de resíduos em circulação e a magnitude do país. Em 2023, o país reciclou apenas 8,3% dos resíduos sólidos urbanos gerados, o equivalente a cerca de 6,7 milhões de toneladas, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente).

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O índice considera tanto a coleta seletiva realizada pelos municípios quanto o trabalho dos catadores informais, que são responsáveis por cerca de dois terços dos resíduos que chegam à indústria recicladora. Apenas um terço vem da coleta seletiva municipal, o que evidencia a importância dos catadores para o sistema de reciclagem brasileiro.

Na visão de Camila Vidal, Head de Marketing da eureciclo, o trabalho conjunto entre diferentes agentes da cadeia é essencial para fortalecer a logística reversa e a economia circular. Ela destaca que a colaboração entre marcas engajadas, catadores, recicladores e fabricantes permite criar soluções mais eficazes e acessíveis para todos, especialmente na recuperação de embalagens de menor valor. “Ao unir esses esforços, é possível desenvolver cadeias mais estruturantes e sustentáveis, a fim de oferecer alternativas viáveis para diferentes tipos de materiais recicláveis. Essa abordagem colaborativa amplia o impacto positivo da reciclagem e contribui para um sistema mais justo e eficiente”.

Papel da logística reversa no cenário da reciclagem no Brasil 

A logística reversa é uma das principais estratégias para mudar esse cenário. Ela consiste no processo de recolhimento e retorno de produtos e materiais após o consumo, para reaproveitamento, reciclagem ou descarte ambientalmente adequado. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tornou a pauta mandatória para diversos setores, como embalagens, eletrônicos, pneus, pilhas, baterias, lâmpadas e medicamentos. 

foto de uma mão segurando o símbolo da reciclagem com o por do sol ao fundo, remete a matéria Escassez da reciclagem no país: como a logística reversa pode mudar esse cenário
A logística reversa consiste no processo de recolhimento e retorno de produtos e materiais após o consumo, para reaproveitamento, reciclagem ou descarte ambientalmente adequado - Foto: Divulgação/Freepik

A aplicação de logística reversa pode transformar o cenário da reciclagem no Brasil sob as seguintes várias formas:

Responsabilidade compartilhada: Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores passam a dividir a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, incentivando a coleta e destinação correta dos resíduos.

Incentivo à economia circular: Ao reinserir materiais reciclados na cadeia produtiva, reduz-se a extração de recursos naturais e o volume de resíduos enviados a aterros.

Geração de empregos e renda: A cadeia da reciclagem e da logística reversa movimenta cooperativas de catadores, empresas de coleta, triagem e reciclagem, criando oportunidades econômicas.

Redução de impactos ambientais: Com mais resíduos sendo reciclados, diminui-se a poluição do solo, da água e do ar, além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa.

Educação e conscientização socioambiental: A implementação de sistemas de logística reversa estimula campanhas educativas e maior engajamento da sociedade na separação e destinação correta dos resíduos.Apesar dos avanços, ainda há desafios, como a falta de infraestrutura adequada, baixa adesão de empresas e consumidores, e necessidade de fiscalização mais rigorosa. 

Fomento à economia regional e global

A transição para a economia circular em torno do planeta pode suscitar 7 milhões de empregos, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e parceiros, apresentado no WCEF 2024. Somente na América Latina e no Caribe, esse potencial pode chegar a 4,8 milhões de empregos.  O processo de transformação de resíduos plásticos descartados, como sacolas, em grãos de resina que podem ser reutilizados na produção de novos produtos tem potencial econômico e a demanda represada de reciclagem são pontos centrais para a gestão adequada dos resíduos em redor do mundo. 

          Processo virtuoso do tratamento de resíduos na economia circular

No âmbito brasileiro, a substituição de materiais virgens por reciclados pode gerar uma redução de até 30% no custo da embalagem secundária, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas sobre as relações entre cadeia logística e sustentabilidade. O uso de reciclados reduz significativamente a pegada de carbono — até 80% menos emissões no caso de papel reciclado vs papel virgem, segundo a WWF. Algumas indústrias estão adaptando seus centros de distribuição para receber e reaproveitar materiais usados como embalagens secundárias, evitando descarte desnecessário. 

Aumento da demanda por produtos com produção sustentável

Relatórios da Ellen MacArthur Foundation revelam que o uso de materiais reciclados é um dos principais alicerces para atingir as metas de circularidade estabelecidas até 2030, de acordo com os parâmetros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Segundo dados da pesquisa feita pelo Instituto Ilumeo a pedido da eureciclo, 86% dos entrevistados afirmam que ter a certificação de um selo é muito importante. Os resultados mostraram que selos de certificação de cuidados com o meio ambiente são o quarto fator decisório na compra de um produto, atrás apenas de qualidade, preço e embalagem sustentável. Entre os sentimentos sobre os selos verdes, há a percepção que eles têm tanta relevância quanto o desempenho do produto, sendo um agregador direto e objetivo de valor às marcas. 

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