Destaques Emergência Climática Meio Ambiente Saúde Segurança Turismo
Escrito por Neo Mondo | 27 de agosto de 2018
Brigadistas na Serra da Canastra MG-Foto/Ramilla Rodrigues)[/caption]
O time também teve uma ajuda de São Pedro. Às 5h da manhã, uma garoa caiu sobre a região. Embora não fosse suficiente para extinguir o fogo, a chuva auxiliou as condições do trabalho dos combatentes.
“As chuvas chegaram depois que os trabalhos foram eficientes para controlar três flancos: leste, oeste e norte; e o flanco sul estava sendo encaminhado para uma área com maior acessibilidade”, informou o comandante do incidente e coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios, Christian Berlinck. “As chuvas apagaram parte da frente que os brigadistas tiveram acesso, aumentaram a umidade e diminuíram drasticamente o risco de reignições”, comentou Berlinck.
Mesmo com a baixa possibilidade de reignição, o chefe do Parque, Fernando Tizianel, determinou que as equipes do Ibama que estão mais descansadas realizem o monitoramento do parque para o caso de novos incêndios.
A extinção do fogo também possibilitou a reabertura do parque, que estava fechado por motivos de segurança.
O incêndio atingiu cerca de 20 mil hectares dentro do Parque Nacional da Canastra. A unidade já realiza alguns trabalhos de manejo integrado de fogo, o que também contribuiu para que o incêndio não tomasse uma proporção ainda maior. No entanto pelas características do incêndio (perto de estrada, em vegetação inflamável e posicionada de forma que o vento espalhasse) acredita-se que o fogo possa ter origem criminosa.
Skechers, 3a maior marca de calçados do mundo, anuncia parceria estratégica com o Parque Villa-Lobos
Manguezais: pesquisadores criam índice para avaliar a saúde do solo