Foto – Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Crianças devem participar dos debates sobre uso consciente dos recursos naturais para criar hábitos mais sustentáveis desde cedo
O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março como uma forma de estimular ações educativas e de conscientização sobre a importância desse bem natural. No Brasil, a água é importante para o consumo da população e também para a produção de alimentos, energias e diversos outros bens, duráveis ou não.
No entanto, tem sido cada vez mais comum que, ano após ano, os reservatórios de água alcancem patamares preocupantes, tanto pela escassez de chuva, quanto pelo aumento no consumo. Por isso, é tão importante discutir também a preservação desse bem natural, buscando economizar em todas as atividades possíveis.
Dos estudantes da faculdade de pedagogia aos ambientes familiares, é importante encontrar meios para começar logo cedo a conscientizar os pequenos e gerar adultos mais responsáveis com o uso da água. Veja algumas dicas para estimular nas crianças esse senso de responsabilidade.
Utilize as lendas brasileiras
As crianças têm um lado lúdico que ajuda bastante na hora do aprendizado. Quanto mais novas, maiores as chances de se encantarem por histórias e, a partir dessas narrativas, criarem uma visão de mundo com mais responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
Por isso, aproveite as lendas e o folclore nacional para falar sobre a importância da água e de cuidar bem dos rios e dos mares.
Peça ajuda das crianças nas tarefas
Uma maneira de conscientizar e ensinar os pequenos é pedindo a ajuda deles no momento de realizar algumas tarefas. De regar as plantas a limpar o carro com um balde, mostre através do exemplo quais são as alternativas para economizar água.
O mesmo deve ser feito no momento da higiene. Enquanto crianças mais novas precisam da ajuda dos pais ou responsáveis para tomar banho ou escovar os dentes, já comece falando sobre a importância de diminuir o tempo com o chuveiro e as torneiras abertas.
Converse abertamente sobre o assunto
Conforme a criança for criando mais capacidade de compreender conceitos mais abstratos, introduza com mais ênfase o assunto da importância de cuidar bem dos recursos naturais. Para crianças maiores e adolescentes, o aumento na conta de água pode ser um assunto que ajuda a conscientizar, principalmente quando há o entendimento que o aumento no gasto gera prejuízo para toda a família.