Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O BravaMall, na Praia Brava de Itajaí, será palco para exposição em homenagem aos 40 anos de história da família de velejadores brasileiros mais famosa do mundo, com fotos e vídeos de expedições do acervo Schurmann. A exposição marca também a recente inauguração no mall do quiosque da Alma Catarina, marca de moda com pilares sustentáveis licenciada pelo projeto Voz dos Oceanos
A partir do próximo sábado (16), o BravaMall, na Praia Brava de Itajaí/SC, será palco para uma exposição inédita em homenagem à Família Schurmann. Em alusão aos 40 anos da primeira volta ao mundo feita pelos famosos velejadores brasileiros, o mall será palco para um ‘storytelling’ da família, com totens informativos, fotos e vídeos das expedições e sua trajetória desde o interesse do casal Heloísa e Vilfredo pela vela, passando pelas três voltas ao mundo realizadas até o momento, culminando na criação do projeto Voz dos Oceanos. Paralelo à exposição, recentemente foi inaugurado no BravaMall um quiosque da Alma Catarina, marca de moda que tem a sustentabilidade como pilar e que desenvolveu uma coleção de camisetas tendo como premissa esse sonho possível, salvar os oceanos. O design do quiosque foi inspirado no veleiro Kat e tem o formato de barco.
Leia também: SP Ocean Week 2024 promove uma imersão na cultura oceânica
Leia também: Família Schurmann promove reciclagem em veleiro sustentável Kat
A marca de moda desenvolveu camisetas unissex feitas em algodão 100% brasileiro com certificação orgânica, com rastreio de toda a cadeia produtiva. Para todos os produtos, a fundadora da Alma Catarina, Maria Isabel Silva, Oceanógrafa de formação e que se apaixonou pelo mundo da moda sustentável, revela que o objetivo é diminuir o impacto ambiental em diferentes vertentes.
“Assim como a Voz dos Oceanos, que se dedica a conscientização ambiental em prol da preservação dos mares e oceanos, toda a cadeia produtiva para o desenvolvimento da coleção foi pensada de forma a gerar menos impacto, o que foi possível por meio da escolha da matéria-prima, de um design inovador para melhor aproveitamento dessa matéria-prima, valorização da produção local, rastreio de toda a produção garantindo transparência e um resultado alinhado aos pilares do projeto Voz os Oceanos. Inclusive as etiquetas das peças foram produzidas a partir dos resíduos têxteis da produção.”, conta Maria Isabel. Todas as peças comercializadas pela Alma Catarina têm 10% do seu valor de custo destinado ao Instituto Voz dos Oceanos para fomentar suas ações e projetos.
Em parceria com a empresa Marulho Produtos Criativos (@marulhoeco), de Ilha Grande (RJ), a Alma Catarina também disponibiliza embalagens criativas feitas a partir de redes de pesca que seriam descartadas. Chamadas de “redecos”, esses produtos são confeccionados pelos próprios pescadores locais e familiares, gerando renda e evitando que esse material vire redes de pesca fantasmas ou mesmo mais resíduo, uma vez que no Brasil ainda não há reciclagem para esse tipo de material.
Acreditando no poder da colaboração, a Alma Catarina traz para o seu quiosque durante a exposição a parceria com a marca infantil MooMoo (@moomoo_oficial), criada em 2018 com um propósito claro: transformar a moda infantil em uma força de impacto positivo. Ou seja, uma marca também alinhada aos valores da Alma Catarina e do projeto Voz os Oceanos. Cada coleção da MooMoo é criada valorizando materiais reciclados e processos produtivos que evitam o uso de plásticos e promovem a economia circular. A marca defende a educação ambiental como essência fundamental para a construção de um novo amanhã. As estampas são autorais com mensagens de conservação à natureza ou promoção de valores humanos para as crianças.
A exposição intitulada Família Schurmann – 40 anos Ecoando a Voz dos Oceanos teve suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) totalmente compensadas. Essa ação faz parte do compromisso das empresas envolvidas com o clima.
A compensação das emissões foi realizada pela GSS Impact Development Company, que utilizou créditos de carbono gerados em um projeto de conservação de floresta na Amazônia, registrado no Verra – o maior standard do mercado voluntário de carbono. Esse projeto contribui significativamente para a proteção de áreas florestais vitais na Amazônia, ajudando a mitigar as mudanças climáticas ao evitar a liberação de carbono armazenado nas árvores.
Foram contabilizadas as emissões de consumo de energia, deslocamentos e outras fontes identificadas, garantindo que cada etapa do evento fosse compensada com responsabilidade.
“Termos aqui na Praia Brava esta exposição da Família Schurmann com sua linda história, suas expedições e preservação dos oceanos também demonstra o nosso comprometimento em trazer vivências de qualidade que agreguem aos visitantes arte, cultura e conscientização ambiental. Também destaco o quiosque da Alma Catarina com belas peças e repletas de história, e que vai ao encontro da filosofia da família e também com o BravaMall”, afirma a diretora executiva do BravaMall, Miriam Almeida.
A realização da exposição Família Schurmann – 40 anos Ecoando a Voz dos Oceanos é uma realização da Alma Catarina com o BravaMall, com o patrocínio da PROCAVE Investimentos e Incorporações e da SEACARUSO Soluções Oceânicas e Energias Renováveis. Conta ainda com o apoio da JM Comunicação Visual e GSS Impact Development Company.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Família Schurmann – 40 anos ecoando a Voz dos Oceanos”
Quando: A partir de 16 de novembro.
Onde: Alameda Norte do BravaMall. Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500 – Praia Brava, Itajaí – SC, 88306-806
LINKS:
https://www.bravamall.com.br/ | https://www.instagram.com/bravamall/
https://www.almacatarina.com.br/voz-dos-oceanos |https://www.instagram.com/almacatarinaoficial/
https://voiceoftheoceans.com/ |https://www.instagram.com/voiceoftheoceansorg/