CLIMA Destaques Economia e Negócios Emergência Climática Meio Ambiente Saúde Segurança Sustentabilidade Tecnologia e Inovação Turismo
Escrito por Neo Mondo | 4 de março de 2026
Fundação Grupo Boticário: iniciativas de prevenção buscam reduzir o avanço dos incêndios no Cerrado e proteger a biodiversidade antes do período crítico de fogo - Foto: Lalo de Almeida/Folhapress
POR - REDAÇÃO NEO MONDO
Podem participar da iniciativa organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas; inscrições estarão abertas somente do dia 3 até 9 de março
Diante da severidade climática que ameaça o Cerrado, a Fundação Grupo Boticário lança o SPRINT PREVENÇÃO AO FOGO, uma edição simplificada da Teia de Soluções, focada em ações preventivas para minimizar os impactos dos incêndios que ocorrem todos os anos.
Leia também: Brasil foi protagonista de intensa agenda climática global
Leia também: 35 anos em 35 histórias: a nova galeria virtual da Fundação Grupo Boticário celebra a força da conservação no Brasil
Este processo, com abrangência no Cerrado de Goiás, busca ações práticas preventivas que respondam com agilidade à temporada de fogo 2026. Este formato da Teia de Soluções, SPRINT, garante que recursos cheguem rapidamente às instituições na linha de frente, viabilizando intervenções de alto impacto para proteger a biodiversidade e salvar espécies em risco antes da chegada do período crítico.
A iniciativa é voltada para organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas com experiência comprovada em gestão e execução das ações previstas, de acordo com os eixos contemplados: aquisição de equipamentos e insumos para manejo do fogo e atuação de brigadistas e resgatistas de fauna; execução das ações de manejo de fogo; e estruturação de bases de apoio para ações de prevenção e combate de fogo e resgate/reabilitação de fauna. As ações selecionadas deverão ser executadas no prazo máximo de cinco meses, e impactar positivamente áreas protegidas públicas e privadas, e seus entornos imediatos.
O objetivo é apoiar as organizações que estão na linha de frente da prevenção e combate aos incêndios em uma região estratégica para biodiversidade e segurança hídrica no Brasil. “É uma ação emergencial e prática para proteger áreas prioritárias, preservar a biodiversidade e reduzir perdas antes do período mais crítico dos incêndios florestais. Investir em prevenção é salvar espécies, territórios e a água que abastece milhões de brasileiros”, afirma Marion Silva, gerente de Soluções para a Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.
De acordo com Mariana Vasquez, gestora da Reserva Natural Serra do Tombador, criada e mantida pela Fundação Grupo Boticário em Cavalcante (GO), o manejo integrado do fogo é fundamental para evitar que os grandes incêndios causem danos irreparáveis ao meio ambiente. “Queremos garantir o suporte necessário para organizações, empresas e brigadistas voluntários que têm a nobre missão de proteger nossa biodiversidade em momentos críticos”, reforça.
Linhas de ação previstas:
● Aquisição de equipamentos e insumos para manejo do fogo e atuação de brigadistas e resgatistas de fauna em campo: contempla necessidades para execução de ações no campo, incluindo itens de comunicação, segurança e bem estar das equipes durante a atuação.
● Execução de ações de manejo de fogo: contempla queimas controladas, queimas prescritas, aceiros mecânicos e aceiros com uso do fogo, incluindo também manejo de fauna associada a essas ações.
● Estruturação de bases de apoio para ações de prevenção e combate de fogo e resgate/reabilitação de fauna: contempla obras e melhorias necessárias que viabilizem ações estratégicas de combate a incêndios e resgate e reabilitação de fauna.

SERVIÇO
Teia de Soluções - Sprint Prevenção ao Fogo
Objetivo: apoiar ações preventivas que minimizem os impactos sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos durante as temporadas de fogo 2026
Recursos disponíveis: até R$ 800 mil
Quem pode participar: organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas com experiência comprovada
Inscrições: de 3 de março até às 23h59min de 9 de março de 2026
Formulário de inscrição disponível neste link
Prazo de execução: até 5 (cinco) meses
Edital completo disponível neste link
Dúvidas e informações: teia@fundacaogrupoboticario.org.br
Mulheres que curam: ciência, pele e liderança sustentável
O Brasil quer liderar a bioeconomia global. Mas ainda não sabe o que ela é
Mudanças climáticas encurtam o período de floração e frutificação de espécies do Cerrado