Em maio desse ano, a Unicef criou uma proposta de compromissos, denominada Agenda Criança Amazônia 2009-2012, para mobilizar os governos e sociedade civil com a intenção de priorizar crianças e adolescentes da região na construção de políticas públicas e participação na preservação e desenvolvimento sustentável da região. Desta forma, assegura a conquista de um presente e um futuro mais digno e sustentável. A etapa inicial envolve 70 municípios do Amazonas, Maranhão e Pará e pretende até 2012 atingir todos os municípios dos nove Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Por meio de minhas pesquisas para a construção desse texto, pude perceber mais uma vez, o quanto nosso país é marcado por profundas desigualdades sociais, enquanto eu tive e tenho meus direitos básicos garantidos, e meu lugar na sociedade, há muitas crianças e adolescentes que não tiveram a primeira garantia de cidadania e seus direitos como brasileiros, a Certidão de Nascimento, documento que permite o acesso do cidadão em todos os serviços públicos, ou seja, sem eles, são invisíveis para a sociedade.
Termino com a frase do discurso da representante do Unicef no Brasil, Senhora Marie-Pierre Poirier, Fórum de Governadores da Amazônia, “O futuro melhor que todos desejamos, certamente será conseqüência do agora. Por isso o nosso tempo é o presente. Queremos e precisamos avançar já.”
Tem 15 anos, está cursando
o 1º Ano do Ensino Médio do
Colégio Singular