Evento aconteceu nesta terça-feira (22/08) – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Programa Petrobras Socioambiental foi lançado em novembro de 2013, a partir da experiência de programas anteriores, reunindo os Programas Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, Petrobras Ambiental, Petrobras Esporte & Cidadania e Integração Petrobras Comunidade.
De 2014 a 2020, foram investidos mais de R$ 1 bilhão em projetos socioambientais, incluindo ações de conservação de ambientes e espécies, manutenção e recuperação de biomas, fixação de carbono e emissões evitadas, gestão de recursos hídricos, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, educação para o trabalho, educação ambiental, esporte educacional, entre outras.
No total, estes projetos mobilizaram mais de 975 mil pessoas em ações de educação e somaram mais de 2 milhões de hectares de áreas com atividades de reconversão produtiva, recuperação de áreas degradadas e conservação ou manejo de florestas, protegendo cerca de 470 espécies de fauna e mil espécies de flora.
É dentro desse contexto que o Projeto COSTAMAR da REDEMAR Brasil irá atuar – as áreas marinhas e costeiras protegidas contribuem para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, como a regulação climática, a produção de oxigênio, a proteção contra erosão e eventos extremos.
O projeto tem como objetivo promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da costa do Amapá, envolvendo as comunidades tradicionais, unidades de conservação e os setores produtivos.
O REDEMAR Brasil foi criado para acelerar um processo de mudança que já está em andamento. Nenhum outro grande movimento na história da humanidade se desenvolveu mais rapidamente do que a causa ambiental por um simples motivo: A destruição do planeta é um problema nosso!
Presente na solenidade, o presidente da REDEMAR BRASIL, William Freitas, juntamente com André Cavalcanti e Thiago Couto, ambientalistas que também fazem parte do projeto disse ao portal Neo Mondo:
“É com muita alegria que recebemos a notícia. É muito importante para o trabalho da REDEMAR e todos os envolvidos na elaboração deste projeto que propõe a preservação da biodiversidade e equilíbrio ambiental no norte do país”.
Willian Freitas – Foto: Divulgação