Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Empresa é a primeira companhia brasileira a integrar a Good Work Alliance, que estabelece padrões saudáveis, equitativos e justos para o futuro do trabalho
O iFood, empresa brasileira de tecnologia, tornou-se parceiro do Fórum Econômico Mundial, organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça, conhecida por reunir os principais líderes empresariais e políticos, além de intelectuais e jornalistas, para discutir as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente.
Como parte da parceria, o iFood se torna a primeira empresa brasileira a integrar a Good Work Alliance, iniciativa que faz parte do Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum, que une empresas internacionais de diferentes setores para a cocriação de uma estrutura para o futuro do trabalho, estabelecendo padrões saudáveis, humanos, equitativos e justos.
“A nossa entrada na Good Work Alliance vai ao encontro do movimento que o iFood vem fazendo nos últimos anos de liderar a discussão sobre o futuro do trabalho no Brasil. A partir de agora, estaremos ao lado de líderes corporativos e governamentais de todo o mundo pensando em soluções e estratégias relacionadas a Gig Economy e ESG, compromissos que já fazem parte do nosso dia a dia.”, afirma Luana Ozemela, Vice-Presidente de Impacto Social do iFood.
A Good Work Alliance orienta essas discussões para o desenvolvimento de estratégias que levem à criação de uma nova referência para a qualidade do trabalho a partir de objetivos e metas baseados em fatores como remuneração justa, flexibilidade, saúde, equidade, empregabilidade e aprendizagem.
O primeiro encontro com participação do iFood, realizado recentemente, teve foco no tema salário digno. Ao final da série de deliberações, haverá a assinatura dos compromissos acordados, com os quais o iFood se compromete junto ao Fórum em cumprí-los.
A parceria com o Fórum Econômico Mundial terá, ainda, diversas outras etapas, incluindo a entrada no Centro de Natureza e Clima da organização e presença do iFood no evento anual em Davos, em janeiro de 2024.
Valorização do entregador
A participação do iFood na Good Work Alliance está alinhada à jornada de valorização e respeito dos entregadores e entregadoras promovida pelo iFood. Este ano, a empresa anunciou a criação da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, que oferece acesso à justiça em casos de ofensas, agressões, manifestações de preconceito, assédio e incitação à violência contra esses profissionais, em parceria com a organização Black Sisters in Law. Além disso, lançou o primeiro Edital iFood Chega Junto, para viabilizar projetos sociais propostos por entregadores e coletivos, com aporte de até R$ 1 milhão. O iFood também oferece uma série de oportunidades educacionais para esses trabalhadores, com iniciativas que vão desde a educação básica até cursos profissionalizantes e formação superior.