Lobo guará – Imagem: Cristina Rappa
A Proteção Animal Mundial vai fazer uma série de reflexões no Dia da Defesa da Fauna, hoje, domingo, 22/09. Quem passar pela Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Campinas, poderá ver, em um painel de LED, trechos do documentário recém-lançado pela ONG, “BR-163- Progresso para quem?”, que expõe o impacto do desmatamento e das queimadas na vida animal, nas comunidades locais e no agravamento da crise climática, além do making of da canção “Defaunação”, que reuniu artistas como Ney Matogrosso, Frejat, Letrux, Mahmundi e Zahy Tentehar em defesa da causa animal. Voluntários da entidade estarão no local – facilmente reconhecido por um boneco inflável de um lobo-guará – distribuindo kits informativos sobre a causa.
Comunidades tradicionais e o meio ambiente
Não são apenas os animais que sofrem com a expansão desenfreada do agronegócio. As comunidades quilombolas e indígenas que vivem ao longo da BR-163 enfrentam a perda de seus territórios, a degradação de suas fontes de água e a invasão de suas terras por fazendeiros e garimpeiros. O lago do Maicá, tradicionalmente usado por comunidades quilombolas, secou em razão do desmatamento desenfreado na região, transformando suas vidas em uma luta diária pela sobrevivência.
Um chamado à ação
O minidocumentário “BR-163 – Progresso para quem?” é um grito de alerta sobre o verdadeiro custo da expansão do agronegócio. Ao invés de desenvolvimento sustentável, o que se vê é a destruição de ecossistemas, a fragmentação de habitats e o desaparecimento de culturas e modos de vida ancestrais. Com essa produção, a Proteção Animal Mundial reforça a urgência de um novo modelo de progresso, que respeite a vida das pessoas, dos animais e do meio ambiente.
O vídeo está disponível no canal da ONG no YouTube, e suas imagens poderosas nos fazem questionar: para quem, realmente, está sendo feito esse progresso?
Leia também: Animais de fazenda também merecem resgate
No Espaço Kids, as crianças poderão colorir animais da fauna brasileira, entre outras atrações.
Dia: 22/09/2024
Horário: 9h30 às 15h
Endereço: Av. Paulista na esquina com a Alameda Campinas.