Foto: Divulgação/Instituto Heineken
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Ações promovem inclusão social, capacitação profissional e apoio socioeconômico para catadores, ambulantes e jovens
Ao completar três anos de atuação no Brasil, o Instituto HEINEKEN celebra os resultados de sua trajetória com mais de 25 mil pessoas impactadas por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com foco em públicos muitas vezes invisibilizados pela sociedade, como catadores e vendedores ambulantes, além de jovens em fase de construção de futuro, os projetos promovem capacitações em temas como gestão financeira, assistência social, acesso a políticas públicas, desenvolvimento socioemocional e formação técnica.
Leia também: Instituto HEINEKEN e ANCAT fecham parceria com Tetra Pak
Desde sua criação, em 2022, o Grupo HEINEKEN tem investido cerca de R$ 10 milhões por ano no Instituto, com aportes destinados tanto a projetos estruturantes — como o Conexão Cidadã, que oferece assistência social contínua a catadores de materiais recicláveis — quanto a iniciativas integradas a grandes eventos. Um exemplo recente foi o suporte oferecido a mais de mil vendedores ambulantes durante o Carnaval de Olinda 2025. No eixo de juventude, o projeto Cri.Ativos da Favela já formou 180 jovens em audiovisual nas favelas de São Paulo e Rio de Janeiro desde 2023, em parceria com Heineken 0.0, Rock in Rio, CUFA e Favela Filmes.
“Nosso principal objetivo sempre foi dar visibilidade e suporte às pessoas que são fundamentais para a nossa indústria, como catadores e ambulantes, além de ampliar as oportunidades para os jovens brasileiros. Esse impacto só foi possível graças a estudos aprofundados, dedicação contínua e parcerias valiosas”, destaca Vânia Guil, head do Instituto HEINEKEN.
Aprofundamento e presença qualificada nos territórios
Com três anos de trajetória, o Instituto HEINEKEN entra em uma nova fase: mais do que ampliar sua presença em diferentes regiões do Brasil, a meta agora é aprofundar o impacto local e qualificar cada vez mais a atuação nos territórios.
Em Salvador, por exemplo, o Instituto tem fortalecido diferentes frentes: a cidade será o próximo destino do Conexão Cidadã, que oferece atendimento itinerante com assistentes sociais a catadores, facilitando o acesso a direitos, documentações e políticas públicas. O projeto nasceu como Hub da Cidadania, em parceria com a ANCAT, e passou a operar com esse novo formato em 2024, com o apoio do Governo Federal.
Além disso, Salvador já conta com o programa Esse Verão É Meu, em parceria com a Aliança Empreendedora, que promove condições mais dignas de trabalho, além de autonomia, capacitação para empreendedorismo, educação financeira e dicas de marketing e vendas e condições mais dignas de trabalho para vendedores ambulantes. Apenas no primeiro semestre de 2024, 900 profissionais informais foram beneficiados com ações de capacitação e suporte, e o foco em 2025 está em consolidar a atuação local e garantir que os aprendizados gerem frutos de longo prazo.
Na mesma linha, o programa Cri.Ativos da Favela prevê uma nova turma na capital baiana este ano, ampliando a potência da formação em audiovisual e conectando os jovens a oportunidades reais de inserção profissional. A cidade também será contemplada com a expansão do programa WeLab, uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional que já alcançou mais de 3 mil jovens em todo o Brasil.
O programa WeLab também ganha novos formatos e territórios em 2025. Além de novas turmas previstas em Salvador, o projeto será expandido para Passos (MG) — onde será construída a primeira cervejaria do Grupo HEINEKEN — também em formato online, permitindo alcançar jovens em localidades diversas e muitas vezes fora do eixo dos grandes centros urbanos. A ampliação reforça o compromisso do Instituto com a democratização do acesso ao desenvolvimento pessoal e profissional de qualidade.
“Com a chegada a novos territórios como Salvador, buscamos fortalecer ainda mais a qualidade do nosso impacto. Nosso foco está em construir legados duradouros, sempre respeitando as realidades locais e atuando em parceria com quem já faz a diferença nesses contextos. O sucesso das iniciativas do Instituto HEINEKEN nesses três anos reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo e em constante aprendizado para adequar nossas ações a modelos que sejam cada vez mais eficientes e verdadeiros para nossos públicos prioritários”, afirma Vânia.
Voluntariado corporativo
O impacto do Instituto também se reflete dentro da companhia. Desde 2022, mais de 3 mil colaboradores atuaram como voluntários em ações que abrangem desde recuperação ambiental até diversidade e cidades sustentáveis — um crescimento de mais de 500% no engajamento desde o primeiro ano de atuação. A meta para 2025 é mobilizar mais 2 mil voluntários em todo o país.