Cultura Destaques Educação Sustentabilidade
Escrito por Neo Mondo | 17 de setembro de 2018
Foto vencedora: Museu do Amanhã, autoria Marcelo Fonseca[/caption]
Idealizado com o objetivo de divulgar a sustentabilidade, apoiada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, o concurso #sustentavel2018 mobilizou as redes sociais em duas etapas. Primeiro, no Instragram, o CEBDS estimulou a postagem de imagens respondendo a pergunta “o que é sustentável para você?”, marcando a foto com a hashtag #sustentavel2018. Ao longo do mês de agosto foram escolhidas 31 imagens, uma por dia. No dia 1º de setembro, abertura da votação popular, foi divulgada a 32ª imagem, escolhida pelo Conselho Curador. As fotografias foram então submetidas a votação popular na página do CEBDS no Facebook, e reuniram mais de cinco mil votos.
“O concurso é uma maneira lúdica de levantar a discussão sobre sustentabilidade com capacidade de atingir um público maior. É de extrema importância difundir a noção de que sustentabilidade é mais do que meio ambiente. É sobre reduzir as desigualdades, sobre energia renovável e, principalmente, sobre pessoas”, defende a presidente do CEBDS, Marina Grossi.
[caption id="attachment_11455" align="aligncenter" width="1024"]
Foto segunda colocada, autoria Gabriel Cosenza[/caption]
As imagens retratam facetas importantes da sustentabilidade, como estímulo a meios de transporte menos poluentes, cuidados com meio ambiente, cidades mais amigáveis à população e negócios mais resilientes. E toda essa mensagem, passada com beleza e técnica.
“Foram imagens recebidas de todo o país, de jovens e adultos, homens e mulheres. O concurso foi retrato da diversidade que a sustentabilidade prega e levantou temas necessários ao debate da população. Foi uma ação que certamente marcou os participantes e as pessoas que interagiram durante o concurso”, acredita Marina.
[caption id="attachment_11456" align="aligncenter" width="1024"]
Foto terceira colocada, autoria João Silveira Santos[/caption] Belo Monte: permanência, diálogo e desenvolvimento
SP Ocean Week 2026: Movimento Pororoca entra na reta final e mobiliza o país em defesa do oceano
A Caatinga que aprende a resistir