Imagem – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A meta da companhia é ter 100% de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025
A Colgate-Palmolive Brasil tem trabalhado fortemente na construção de um portfólio com embalagens mais sustentáveis e atingiu no último semestre marcos importantes em diferentes categorias. Agora, 100% dos frascos de produtos de cuidados da casa vendidos pela empresa no Brasil são feitos de pet reciclado, com as marcas Pinho Sol, Ajax e Ola, além do portfólio nacional de shampoos e condicionadores, com as marcas Palmolive e Darling. A companhia tem a meta de eliminar um terço de seu uso de novos plásticos, além de alcançar embalagens totalmente recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis em todo o portfólio de produtos até 2025. Isso tudo faz parte de um plano abrangente que apoia a missão da Colgate-Palmolive de construir um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e o nosso planeta.
“Nas marcas Ajax e Ola, mais de 1,3 toneladas de novos plásticos deixaram de ser usados somente desde junho do ano passado. Nas linhas de cuidados com cabelos, deixamos de usar 2,4 toneladas desde novembro de 2022”, conta Katia Ambrosio, diretora de marketing nas categorias de Personal e Home Care. “Essas adaptações refletem nosso compromisso com a construção de um futuro mais sustentável”, comenta.
Os novos frascos são feitos PET Reciclado, o polietileno tereftalato, que é reprocessado e volta para a indústria.
Histórico de inovação compartilhada – A Colgate-Palmolive também foi pioneira na criação de um tubo de creme dental reciclável, tecnologia compartilhada com o mercado para apoiar a mudança de toda a categoria. O objetivo da companhia é fazer a transição para todo o portfólio globalmente até 2025. Em 2019, o tubo concebido pela companhia foi o primeiro a ser reconhecido pelas autoridades internacionais da Association of Plastics Recyclers (APR), nos Estados Unidos, e o primeiro a receber a aprovação de tecnologia da Plastics Recyclers Europe (PRE).
“Ampliar o uso de plástico reciclado em nossas embalagens e nosso esforço pioneiro para introduzir tubos de creme dental recicláveis são alguns exemplos de como a Colgate-Palmolive tem endereçado a questão dos resíduos por diversos ângulos no Brasil”, diz Katia. “Nossos displays sustentáveis no varejo também são uma ótima iniciativa. Desde o ano passado temos implementado algumas linhas de mostruários confeccionados com sobras de materiais recicláveis”, diz a executiva.
Parceria para conscientização – Desde 2022, a Colgate-Palmolive também oferece ao consumidor final novas opções para o descarte correto de resíduos. Em parceria com a Ambipar Triciclo, a companhia patrocinou a instalação de 18 máquinas de coleta nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As máquinas, localizadas em supermercados e locais com grande circulação de pessoas, possibilitam que resíduos de embalagens descartáveis sejam trocados por benefícios como desconto na fatura de energia, créditos no transporte público e até mesmo vouchers em livrarias.