Biodiversidade Ciência e Tecnologia Cultura Destaques Economia e Negócios Educação Emergência Climática Meio Ambiente Sustentabilidade Turismo

Campanha nacional lança vídeo com manifesto narrado pela atriz Dira Paes para mobilizar brasileiros pela proteção das aves da Mata Atlântica

Escrito por Neo Mondo | 27 de maio de 2026

Compartilhe:

A campanha “Escute as Aves da Mata Atlântica” faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica (PAN Aves da Mata Atlântica) - Foto: beija-flor-de-orelha-violeta / Leonardo Merçon

POR - REDAÇÃO NEO MONDO

“Escute as Aves da Mata Atlântica” estreia hoje, quarta-feira, 27/05, Dia Nacional da Mata Atlântica, e terá o escritor indígena Daniel Munduruku como embaixador da mobilização nacional; veja abaixo os vídeos da campanha

A atriz Dira Paes empresta sua voz ao manifesto da campanha nacional “Escute as Aves da Mata Atlântica”, iniciativa que será lançada oficialmente hoje, quarta-feira, 27/05, Dia Nacional da Mata Atlântica. O objetivo é mobilizar a sociedade em defesa de um dos biomas mais ameaçados do Brasil. A campanha estreia nas redes sociais com dois vídeos inéditos, incluindo um manifesto narrado pela atriz, que convida o público a “escutar” os sons, os alertas e a importância da Mata Atlântica para a vida no país (acesse aqui os vídeos: 

 e 
).

Leia também: Litoral do Paraná: 17 anos ouvindo o oceano

Leia também: Morretes e a Grande Reserva Mata Atlântica: quando o turismo encontra direção, identidade e futuro

“As aves carregam os sons da floresta e ajudam a manter viva a memória da natureza brasileira. Quando a gente escuta esses sons, entende que a Mata Atlântica ainda resiste e pede cuidado. Participar dessa campanha foi uma maneira de somar minha voz a esse chamado pela preservação”, afirma Dira Paes.

Um dos trechos do manifesto lido por Dira Paes diz “cadê a Mata Atlântica que estava aqui? O fogo comeu! O gato comeu! A motosserra comeu! O concreto comeu! Hoje nos restam menos de 30% dessa nossa casa. Mas nem tudo está perdido, pois nós temos um plano. Escutemos as aves da Mata Atlântica, antes que não as escutemos mais”. 

A campanha também contará com o escritor e militante indígena Daniel Munduruku como embaixador. Reconhecido nacionalmente pela defesa dos povos originários e da preservação ambiental, ele reforça que cuidar da Mata Atlântica deve ser uma preocupação de todos, inclusive de quem vive nas cidades.

“Infelizmente as nossas cidades esquecem a questão do ambiente, porque tudo gira em torno do desenvolvimento, mas tudo está conectado. O ser humano é natureza e precisa da natureza até para poder respirar melhor. Se estamos falando de qualidade de vida nas cidades, precisamos pensar em nossos biomas, em nossas matas”, destaca Daniel Munduruku.

A campanha “Escute as Aves da Mata Atlântica” faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica (PAN Aves da Mata Atlântica), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), e busca aproximar a população da conservação ambiental por meio de uma linguagem acessível, emocional e educativa.

“O PAN Aves da Mata Atlântica é uma estratégia construída coletivamente para proteger espécies ameaçadas e os ambientes dos quais elas dependem para sobreviver. Quando falamos em conservar as aves, estamos falando também de preservar florestas, recursos hídricos, equilíbrio climático e qualidade de vida para milhões de pessoas. A campanha nasce justamente para aproximar a sociedade dessa responsabilidade e mostrar que todos fazem parte dessa conservação”, afirma Eduardo Araujo, analista ambiental do CEMAVE/ICMBio e coordenador do PAN Aves da Mata Atlântica.

Com o conceito #SomosParteDissoEIssoImporta, a iniciativa propõe que ouvir os sons das aves é uma forma de compreender os impactos da degradação ambiental sobre a biodiversidade e a qualidade de vida da população. Além dos vídeos, a campanha contará com conteúdos digitais e ações voltadas à sensibilização sobre conservação dos habitats, combate ao tráfico de animais silvestres e soltura responsável da fauna (acesse aqui o site oficial).

Presente em 17 estados brasileiros, a Mata Atlântica abriga mais de 890 espécies de aves, sendo 215 exclusivas desse bioma. Além de sua riqueza ambiental, a Mata Atlântica é estratégica para o país: concentra cerca de 120 milhões de pessoas, responde direta e indiretamente por aproximadamente 70% do PIB nacional e desempenha papel essencial na regulação climática, produção de água e manutenção da biodiversidade.

“Passarinhada Atlântica”: Campanha terá evento de lançamento no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

evento de lançamento “Passarinhada Atlântica” será realizado no próximo dia 30 de maio, das 8h às 13h, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com programação aberta ao público e entrada gratuita. 

A programação inclui a tradicional Passarinhada Atlântica, passeio de observação de aves guiado pelo ornitólogo Henrique Rajão, professor do Departamento de Biologia da PUC-Rio, além de oficinas, rodas de conversa e exposição fotográfica (confira abaixo a programação completa).

A “Passarinhada Atlântica” tem patrocínio do Parque das Aves e do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização da Parcec Produções e do Instituto IDI.

Durante as atividades no Museu do Jardim Botânico, haverá intérprete de libras. A acessibilidade estará presente em toda a campanha, com material impresso em Braille, QR Code com audiodescrição e site com recursos acessíveis.

Serviço Passarinhada Atlântica

 📍 Jardim Botânico do Rio de Janeiro
📅 30 de maio de 2026
⏰ Das 8h às 13h
🎟 Entrada gratuita

Programação:
• 8h às 10h — Passarinhada Atlântica, guiada por Henrique Rajão (PUC-Rio)
• 9h às 10h15 — Oficina “Olha Por Onde Pássaro”, com Terra (@raizesdaterra8)
• 10h30 às 11h15 — Apresentação da campanha “Escute as Aves da Mata Atlântica”
• 11h20 às 12h20 — Roda de conversa “Escute as Aves: conservação e pertencimento”
• 12h30 às 13h — Intervenção poético-musical “Canto das Coisas Simples”, com o Coletivo Sala Preta, Carla Marques e Carol Cupertino
• 8h às 13h — Exposição fotográfica “Passarinhada Atlântica — Aves da Mata Atlântica Brasileira”

A programação conta ainda com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, e atividades para todas as idades.

Compartilhe:


Artigos anteriores:

Desmatamento no Brasil fica abaixo de 1 milhão de hectares em 2025

SP Ocean Week 2026: como São Paulo se tornou o centro do debate oceânico do mundo

Soluções Baseadas na Natureza ganham protagonismo para frear deslocamentos climáticos no Brasil


Artigos relacionados